AMPLIANDO DO DATA-DRIVEN E KNOWLEDGE-DRIVEN PARA PROPOR O VISUAL-DRIVEN NA ANÁLISE DE MULTICRITÉRIOS: ESTUDO DE CASO DE MODELAGEM EM GRASSHOPPER+RHINO3D

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Silvio Romero Fonseca Motta
Ana Clara Mourão Moura
Suellen Roquete Ribeiro

Resumo

O artigo apresenta discussões conceituais sobre análise de multicritérios, um modelo clássico usado em análises espaciais, mas que exige cuidados em sua estruturação e aplicação, entre eles a forma de decisão de variáveis e seus pesos, a forma de verificação das incertezas presentes e a sua adaptação aos motivos de investigação, que incluem atender aos objetivos dos usuários. Nesse sentido, propõe e discute o papel da visualização, que pode atuar como visual-driven evaluation na calibração do modelo e resulta em condição de utilização do PPGIS (Planning Participatory GIS) como processo de envolvimento do pensamento dos cidadãos. Para que o processo ocorra de maneira eficaz defende-se a recuperação de conhecimentos propostos pela Semiologia Gráfica para tratamento gráfico da informação, alertando para o fato que a produção digital da informação está deixando de cuidar desta importante etapa no processo de comunicação cartográfica. Como metodologia propõe um algoritmo baseado em modelagem paramétrica com a utilização do Grasshopper e Rhino 3D, que fornece ao usuário a visualização de mecanismo de escolha e definição de pesos de variáveis, seguido de escolha de tratamento gráfico da informação, obtendo como resultado uma cartografa dinâmica que responde às diferentes simulações solicitadas. O resultado é a possibilidade que o usuário, guiado por visual-driven evaluation, entenda o impacto de hierarquização de variáveis e aprenda com o processo, o que o capacita ou empodera para a participação em escolhas de políticas públicas e planejamento de seu território.

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Como Citar
MOTTA, S. R. F.; MOURA, A. C. M.; RIBEIRO, S. R. AMPLIANDO DO DATA-DRIVEN E KNOWLEDGE-DRIVEN PARA PROPOR O VISUAL-DRIVEN NA ANÁLISE DE MULTICRITÉRIOS: ESTUDO DE CASO DE MODELAGEM EM GRASSHOPPER+RHINO3D. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 8, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43978. Acesso em: 16 ago. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Silvio Romero Fonseca Motta, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Membro do Laboratório de Geoprocessamento da Escola de Arquitetura da UFMG

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente possui escritório próprio de arquitetura, é professor no curso de Especialização em Construção Civil da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; professor adjunto e coordenador de tecnologia no curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG. Tem experiência na área de Arquitetura e Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, edificações, certificação de edificações, ferramentas digitais, BIM, processo de projeto e criatividade.

Ana Clara Mourão Moura, Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Arquitetura Laboratório de Geoprocessamento

Coodenadora do Laboratório de Geoprocessamento da Escola de Artquitetura da UFMG, Orientadora de Mestrado e Doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Geografia. Leciona no Departamento de Urbanismo.

Suellen Roquete Ribeiro, Laboratório de Geoprocessamento da Escola de Arquitetura da UFMG. Bolsista CNPq, de iniciação científica. Curso de Arquitetura e Urbanismo

Laboratório de Geoprocessamento da Escola de Arquitetura da UFMG. Bolsista CNPq, de iniciação científica. Curso de Arquitetura e Urbanismo

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