Fragmentação da Paisagem na Região Metropolitana de Aracaju-SE, Brasil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a fragmentação da paisagem e sua evolução temporal considerando um intervalo de 25 anos (1990 e 2015) para a região metropolitana de Aracaju, Sergipe, Brasil. Como materiais foram utilizadas imagens de satélites LANDSAT 5 e 8. As imagens foram classificadas pelo método supervisionado conforme a seleção de sete classes de uso do solo, sendo elas: Floresta, Mangue, Restinga, Cultivo e/ou Pastagem, Solo Exposto, Adensamento Urbano e Corpos D’Água. A validação das classificações foi feita através da análise da matriz de confusão e do cálculo do índice Kappa. A partir desta classificação, foram calculadas sete métricas à nível de fragmento (área total da classe, porcentagem da classe na paisagem, número de fragmentos por classe, densidade de fragmentos, tamanho médio do fragmento por classe, índice de proximidade médio, distância média até o vizinho mais próximo). Os resultados obtidos indicam que a área de estudo se encontra com transformações estruturais da paisagem desde 1990 e apresenta alto grau de fragmentação das áreas de vegetação natural (Floresta, Mangue e Restinga) sendo sobrepostas por classes relacionadas ao uso antrópico, principalmente no que diz respeito ao uso urbano e às atividades agropastoris.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").