DEFINIÇÃO DO SISTEMA DE REFERÊNCIA PARA A LOCAÇÃO DE EDIFICAÇÕES PREDIAIS - ÁREA EXPERIMENTAL: BAIRRO DA MADALENA, RECIFE - PE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O ritmo acelerado da Construção Civil em diversas cidades brasileiras, envolvendo construção de estradas, moradias, edifícios governamentais, escolas, dentre outras, é bastante perceptível nos últimos dez anos. Ressalta-se o desenvolvimento acelerado na Região Nordeste Brasileira e principalmente no Estado de Pernambuco, com a construção do estaleiro e área industrial do Porto Suape; Transposição do Rio São Francisco; Transnordestina e as Cidades da Copa de 2014, assim como a construção de edificações prediais por toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) em um curto intervalo de tempo. O controle posicional e dimensional são etapas de grande importância durante o planejamento e execução de uma obra. Caso isso seja negligenciado, pode trazer conseqüências desastrosas, as quais poderão repercutir diretamente na construção da obra, provocando defeitos. Portanto, é necessário um controle rigoroso nos métodos topográficos/geodésicos empregados para a determinação de pontos de referência e pontos-objeto. Este trabalho tem o objetivo de apresentar a metodologia empregada para a definição de Sistema de Referência para a locação de edificações prediais com o emprego de receptores GNSS de dupla freqüência e estação total. Neste trabalho foram empregados os métodos de posicionamento GNSS relativo estático e os métodos da poligonação, interseção a vante e a ré, bilateração e irradiação dupla. As estruturas geodésicas implantadas com receptores GNSS serviram para o georreferenciamento e definição de um Sistema Topográfico Local SIRGAS2000. Apesar da NBR 14645-3/2005 recomendar o método da poligonação para a definição do Sistema de Referência para a locação, neste trabalho, também foram utilizados os demais métodos citados acima. Os mesmos foram confrontados e analisados, constatando-se o emprego destes para a definição do Sistema de Referência para a locação. Para o controle e padronização dos dados adquiridos em campo foram empregadas, as normas nacionais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) 13.133/1994, 14.166/1998, 14.645-1/2000 e 14.645-3/2005 e as resoluções PR nº 01 de 2005, PR nº 05 de 1993 e PR nº 22 de 1983, e Recomendações para Levantamentos Relativos Estáticos - GPS (2008) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nas análises das estruturas geodésicas determinadas, foram utilizados os métodos de ajustamento das observações e Teste de Hipótese a um nível de confiança de 95%. Desta forma, além dos resultados dos métodos empregados para a definição do Sistema de Referência, serão abordadas as normalizações vigentes no Brasil, para a realização do Sistema de Referência para a locação de edificações prediais.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
SILVA, Gleice Pereira da; DE SEIXAS, Andréa; GARNÉS, Silvio Jacks dos Anjos; ROMÃO, Verônica Maria Costa. DEFINIÇÃO DO SISTEMA DE REFERÊNCIA PARA A LOCAÇÃO DE EDIFICAÇÕES PREDIAIS - ÁREA EXPERIMENTAL: BAIRRO DA MADALENA, RECIFE - PE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 2, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n2-44672. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44672. Acesso em: 25 abr. 2025.