CARTA DE SENSIBILIDADE AMBIENTAL AO ÓLEO DO SISTEMA ESTUARINO-LAGUNAR DE CANANÉIA-IGUAPE, LITORAL SUL DE SÃO PAULO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O sistema estuarino-lagunar de Cananéia-Iguape, localizado ao sul do litoral paulista, ocupa posição de destaque entre os ecossistemas costeiros do estado, abrigando a maior área de manguezal de São Paulo. A presença de Unidades de Conservação aumenta a importância ambiental e socioeconômica da região,com ambientes preservados que servem de refúgio a inúmeras espécies animais. Neste estudo foi mapeado o sistema estuarino-lagunar de Cananéia-Iguape e a região costeira da Ilha Comprida (Praia de Fora). O índice de Sensibilidade do Litoral (ISL) classifica os ambientes segundo uma escala crescente de sensibilidade, variando de 1 a 10 (do menos sensível para o mais sensível). A área é caracterizada pela predominância de ambientes com alta sensibilidade ao óleo, como manguezais (ISL 10), planícies de maré lamosa (ISL 9) e taludes marginais (ISL 8).
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ROMERO, Ágata F.; RIEDEL, P. S.; MILANELLI, J. C. C. CARTA DE SENSIBILIDADE AMBIENTAL AO ÓLEO DO SISTEMA ESTUARINO-LAGUNAR DE CANANÉIA-IGUAPE, LITORAL SUL DE SÃO PAULO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n0-43703. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43703. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").