AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE UMA METODOLOGIA AUTOMÁTICA PARA A GERAÇÃO DE ESTEREOMODELOS A PARTIR DE DADOS DE ORIENTAÇÃO DIRETA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A evolução dos dispositivos de aquisição de imagens, do posicionamento por satélites (GPS) e da orientação espacial por sensores inerciais (INS), possibilitou o surgimento de aplicações que envolvem a obtenção de produtos cartográficos com requisitos de resposta rápida, como gerenciamento de disastres e monitoramento do meio ambiente. Tais aplicações necessitam de informações georreferenciadas periódicas com características de rapidez e confiabilidade, que podem ser obtidas pela técnica fotogramétrica digital, apoiada pelos sensores que fornecem a orientação direta da câmara. Contudo, a acurácia dos parâmetros de orientação exterior (OE) fornecidos por estes sensores não é suficiente para eliminar a paralaxe vertical (py) do modelo formado, prejudicando a visualização estereoscópica da cena e os processos de correlação automática. Neste sentido, este trabalho apresenta a avaliação experimental de uma metodologia para a eliminação da paralaxe vertical do modelo. Esta abordagem é baseada na compatibilização dos parâmetros de OE fornecidos pelos sensores de orientação direta, a partir de um modelo de coplanaridade adaptado. O presente trabalho apresenta experimentos com dados simulados e com dados reais. Os experimentos com dados simulados foram realizados com o objetivo de avaliar a confiabilidade necessária para que os sistemas de determinação direta dos parâmetros de orientação exterior permitam a eliminação dos pontos de apoio, mantendo o produto final dentro as especificações cartográficas. Os experimentos com dados reais foram realizados para verificar a eficácia da metodologia na eliminação da paralaxe vertical do modelo, com consequente análise da exatidão das coordenadas no espaço objeto calculadas por intersecção.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
TOMMASELLI, A. M. G.; RUY, R. da S. AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE UMA METODOLOGIA AUTOMÁTICA PARA A GERAÇÃO DE ESTEREOMODELOS A PARTIR DE DADOS DE ORIENTAÇÃO DIRETA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 56, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv56n1-43500. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43500. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").