AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE UMA METODOLOGIA AUTOMÁTICA PARA A GERAÇÃO DE ESTEREOMODELOS A PARTIR DE DADOS DE ORIENTAÇÃO DIRETA

Conteúdo do artigo principal

Antonio Maria Garcia Tommaselli
Roberto da Silva Ruy

Resumo

A evolução dos dispositivos de aquisição de imagens, do posicionamento por satélites (GPS) e da orientação espacial por sensores inerciais (INS), possibilitou o surgimento de aplicações que envolvem a obtenção de produtos cartográficos com requisitos de resposta rápida, como gerenciamento de disastres e monitoramento do meio ambiente. Tais aplicações necessitam de informações georreferenciadas periódicas com características de rapidez e confiabilidade, que podem ser obtidas pela técnica fotogramétrica digital, apoiada pelos sensores que fornecem a orientação direta da câmara. Contudo, a acurácia dos parâmetros de orientação exterior (OE) fornecidos por estes sensores não é suficiente para eliminar a paralaxe vertical (py) do modelo formado, prejudicando a visualização estereoscópica da cena e os processos de correlação automática. Neste sentido, este trabalho apresenta a avaliação experimental de uma metodologia para a eliminação da paralaxe vertical do modelo. Esta abordagem é baseada na compatibilização dos parâmetros de OE fornecidos pelos sensores de orientação direta, a partir de um modelo de coplanaridade adaptado. O presente trabalho apresenta experimentos com dados simulados e com dados reais. Os experimentos com dados simulados foram realizados com o objetivo de avaliar a confiabilidade necessária para que os sistemas de determinação direta dos parâmetros de orientação exterior permitam a eliminação dos pontos de apoio, mantendo o produto final dentro as especificações cartográficas. Os experimentos com dados reais foram realizados para verificar a eficácia da metodologia na eliminação da paralaxe vertical do modelo, com consequente análise da exatidão das coordenadas no espaço objeto calculadas por intersecção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
TOMMASELLI, A. M. G.; RUY, R. da S. AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE UMA METODOLOGIA AUTOMÁTICA PARA A GERAÇÃO DE ESTEREOMODELOS A PARTIR DE DADOS DE ORIENTAÇÃO DIRETA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 56, n. 1, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43500. Acesso em: 23 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Antonio Maria Garcia Tommaselli, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Cartografia

Roberto da Silva Ruy, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Cartografia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)