GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE MODELOS DIGITAIS DE TERRENO A PARTIR DE IMAGENS OBTIDAS POR CÂMARAS DIGITAIS

Conteúdo do artigo principal

Elaine Reis Costa
Antonio Maria Garcia Tommaselli
Mauricio Galo

Resumo

Os sistemas fotogramétricos digitais existentes atualmente apresentam funções capazes de gerar MDT's de modo automático. No entanto, problemas na etapa de correspondência de pontos fazem com que a edição desses modelos seja, na maioria das vezes, obrigatória, demandando um grande tempo de edição. Assim, neste trabalho procura-se incorporar alguns procedimentos que visam tornar a geração de MDT's a partir de imagens digitais mais robusta. A metodologia proposta segue a seguinte seqüência: a primeira etapa é a reamostragem epipolar das imagens, o que reduz o espaço de busca para a correspondência. Em seguida faz-se a rotulação da imagem através do cálculo de um índice que detecta áreas de sombra, permitindo a aplicação de operações lógicas para eliminar estas áreas. Uma vez definidos os parâmetros de controle do processo de correlação, é realizada a varredura hierárquica do modelo, utilizando pirâmide de imagens, sendo determinadas as correspondências. A este processo, foram incorporadas técnicas de pré-análise do processo de correlação, evitando que esta operação seja realizada em áreas inadequadas ao processo de correspondência por área. Determinadas as correspondências, realiza-se uma filtragem dos dados para a eliminação de erros grosseiros e, em seguida, são calculadas as coordenadas tridimensionais dos pontos no referencial do terreno por interseção fotogramétrica. Uma vez gerado o Modelo Digital de Terreno é feita uma comparação com dados de referência já existentes na região. Foram feitos experimentos utilizando imagens tomadas com uma câmara digital Hasselblad, comparando os resultados obtidos pela implementação realizada neste trabalho com o modelo gerado pelo Sistema Fotogramétrico Digital LPS. Verificou-se que os resultados obtidos são compatíveis, o que indica que a abordagem considerada é adequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
COSTA, E. R.; TOMMASELLI, A. M. G.; GALO, M. GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE MODELOS DIGITAIS DE TERRENO A PARTIR DE IMAGENS OBTIDAS POR CÂMARAS DIGITAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n2-44901. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44901. Acesso em: 18 jul. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Antonio Maria Garcia Tommaselli, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1988), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e Livre Docência pela Unesp (1998). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, colaborador da International Society for Photogrammetry and Remote Sensing e bolsista PQ 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Fotogrametria, atuando principalmente nos seguintes temas: Fotogrametria digital, Extracao de feições, Mapeamento e calibração de câmaras digitais.

Mauricio Galo, Universidade Estadual Paulista

Graduado em Engenharia Cartográfica pela Unesp (1986), campus de Presidente Prudente, e mestre em Ciências Geodésicas junto ao Curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (1993). No ano de 2003 obteve o título de Doutor em Engenharia Elétrica, na área de concentração de Engenharia de Computação junto à FEEC - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, onde desenvolveu o trabalho Automação dos processos de correspondência e orientação relativa em visão estéreo. Atualmente é docente em tempo integral junto ao Departamento de Cartografia da FCT/Unesp onde atua na área de Geociências/Geodésia, mais especificamente em temas ligados a Fotogrametria Digital, Visão Computacional, Extração de Feições e Reconstrução da Geometria 3D a partir de imagens, tendo interesse também por tópicos como Cartografia Matemática e Processamento de Imagens.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>