DETECÇÃO E DISCRIMINAÇÃO DE SOMBRAS, NUVENS E CORPOS D'ÁGUA EM IMAGENS DE SENSORIAMENTO REMOTO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta uma técnica para segmentação de corpos d'água, nuvens e áreas afetadas por sombras presentes em imagens multiespectrais adquiridas pelos satélites CBERS e Landsat. Essa técnica é baseada somente nos dados espectrais e de cor das feições imageadas. Foram realizados vários experimentos usando imagens complexas contendo corpos d'água, nuvens, sombras, solo exposto e variados tipos de vegetação. Operações simples de imagens são aplica-das para realçar as feições de interesse. Esse realce é necessário para promover um nível de segurança maior nas opera-ções de segmentação das feições e é feito usando tanto os padrões da resposta radiométrica como a natureza da cor dessas feições. Para auxiliar o processo de discriminação dessas feições, dois índices indicativos são usados: NDVI para indicar a presença de vegetação e WWI para indicar a presença de água. Para imagens CBERS é necessário fazer um ajuste radiométrico nas imagens para se alcançar resultados mais adequados. Para realizar esse ajuste radiométrico foi proposto e avaliado um procedimento automático que permite recuperar informações sobre os atributos de cor das fei-ções que foram degenerados pela ação dos efeitos atmosféricos (absorção e espalhamento).
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
POLIDORIO, A. M.; IMAI, N. N.; TOMMASELLI, A. M. G.; FLORES, F. C. DETECÇÃO E DISCRIMINAÇÃO DE SOMBRAS, NUVENS E CORPOS D’ÁGUA EM IMAGENS DE SENSORIAMENTO REMOTO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 58, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv58n3-44908. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44908. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").