FOTOGRAMETRIA TERRESTRE DIGITAL NA AMOSTRAGEM DE MINA SUBTERRÂNEA: EXAME COMPARATIVO COM TÉCNICAS TRADICIONAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Diante da possibilidade de aplicação da fotogrametria terrestre digital com o uso do sistema Sirovision para a realização da amostragem de canais em minas subterrâneas este trabalho tem objetivo de comparar os resultados dessa amostragem a partir do modelo digital de superfície gerado por fotogrametria com o levantamento topográfico feito por estação total. A metodologia se baseou na sobreposição dos arquivos das seções da amostragem obtidos pelos dois métodos: fotogrametria terrestre digital com o sistema Sirovision e levantamento topográfico. O resultado da correlação das coordenadas X, Y e Z entre os dois tipos de dados foi satisfatório, apresentando coeficientes de correlação variando entre 0.983 e 0.999. A maior correlação ocorreu nas coordenadas do eixo X e a menor nas do eixo Y. O erro médio quadrático variou entre 0,07m e 0,79m, sendo o menor valor no eixo X e o maior no eixo Y. Embora o sistema Sirovision possa agilizar a coleta dos dados no subsolo e proporcionar maior nível de detalhes às seções da amostragem, o processamento das imagens para a criação do modelo 3D registrado ainda é bastante moroso. Outro ponto negativo é a ocorrência de falhas na estereoscopia dos pares de fotos em alguns pontos, podendo comprometer a identificação litológica. Apesar dos problemas, conclui-se por ser vantajosa a futura implantação operacional do Sirovision nos trabalhos da mina subterrânea, tendo em vista que os softwares e demais componentes do sistema estão sendo objeto de freqüentes atualizações com vistas à agilização do processo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ASSIS, I. do C.; ELMIRO, M. A. T. FOTOGRAMETRIA TERRESTRE DIGITAL NA AMOSTRAGEM DE MINA SUBTERRÂNEA: EXAME COMPARATIVO COM TÉCNICAS TRADICIONAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 4, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n4-43851. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43851. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").