Ensino de Inglês como língua adicional para e com crianças:
repensando a prática por meio da abordagem CLIL integrada à experiência de Dewey
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.71327Palavras-chave:
Ensino. Aprendizagem. Inglês. Crianças.Resumo
Neste estudo, discutimos o ensino de inglês como língua adicional para (MALTA, 2019) e com crianças (TONELLI, 2021). Para tanto, examinamos o papel da criança na escola a partir da perspectiva da experiência de Dewey (1938), estabelecemos relações com a metodologia CLIL (Content Language Integrated Learning) para esse contexto e discutimos a implementação de uma unidade didática que visou englobar as duas perspectivas em uma escola bilíngue de prestígio com currículo na fase inicial de implementação. Os resultados apontam para um maior engajamento dos alunos, aprendizagem ativa, cooperação e maior participação oral em língua inglesa.
Downloads
Referências
BIALYSTOK, E. Bilingualism in development: Language, literacy and cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. 304 p.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 20 mai. 2024.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 mai. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação, Câmara da Educação Básica. Parecer CNE/CEB Nº 02/2020. Distrito Federal: Ministério da Educação, 9 jul 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2020-pdf/156861-pceb002-20/file. Acesso em: 20 mai. 2024.
COLOMBO, C. S.; CONSOLO, D. A. O ensino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças no Brasil: cenários e reflexões. 1 ed. São Paulo: Cultura acadêmica, 2016. 216 p.
COSTA LEITE, P. M. DE C.; RIZZUTI, G.; DE SOUZA RIBEIRO, J. J. Inglês na Infância, pra quê (quem?) Os Letramentos Críticos Aliados à Abordagem CLIL no Ensino de Língua Inglesa no Fundamental I: relatos de experiência. Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - UFMS, v. 26, n. 51, p. 1-21, 2022. DOI: https://doi.org/10.55028/papeis.v26i51.14738.
COYLE, D. Content and Language Integrated Learning: Towards a Connected Research Agenda for CLIL Pedagogies. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, v. 10, n. 5, p. 543-562, 2007. DOI: https://doi.org/10.2167/beb459.0.
COYLE, D.; HOOD, P.; MARSH, D. CLIL Content and Language Integrated Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. 173 p. DOI: https://doi.org/10.1017/9781009024549.
DEWEY, J. Experience and Education. New York: Macmillan, 1938. 116 p.
ELLISON, M. CLIL in the primary school context. In: GARTON, S.; COPLAND, F. (Eds.) The Routledge Handbook of Teaching English to Young Learners. London: Routledge, 2019, p. 247-268. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315623672.
GALVÃO, A. S. M. Formação inicial de professores de inglês para a educação infantil em contextos brasileiros: Diálogos possíveis e desejáveis. 2022. 272 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.
HALLIWELL, S. Teaching English in primary School. Edinburgh Gate: Addison Wesley Longman Limited, 1998. 176 p.
IANCO-WORRALL, A. D. Bilingualism and cognitive development. Child Development, v. 43, n. 4, p. 1390-1400, 1972.
LADEIA, R.; BRENTANO, L de B.; LEMKE, C. E.; FINGER, I. Educação bilíngue: caminhos para implementação. Novo Hamburgo: Faculdade IENH, 2020. 33 p.
MAGIOLO, G. M. Sequência didática do gênero história infantil: educação linguística em língua inglesa na infância e sensibilização às diferenças. 2021. 245 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021.
MALTA, L. S. Além do que se vê: educação crítica e letramentos, formação de professores e prática docente no ensino de inglês com crianças de 2 a 5 anos. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.
MEHISTO, P., MARSH, D.; FRIGOLS, M. J. Uncovering CLIL: Content and Language Integrated Learning in Bilingual and Multilingual Education. Oxford: Macmillan Education, 2008. 238 p.
MOON, J. Teaching English to Young Learners: the challenges and the benefits. InEnglish, n. 5, p. 30-34, 2005.
RAJAGOPALAN, K. O professor de línguas e a suma importância do seu entrosamento na política linguística de seu país. In: CORREA, D. A. (Org.). Política linguística e ensino de línguas. Campinas: Pontes Editores, 2014, p. 73-82.
ROCHA, C. H. Provisões para ensinar LE no ensino fundamental de 1ª a 4ª séries: dos parâmetros oficiais e objetivos dos agentes. 2006. 340 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
ROCHEBOIS, C. B. Ensinar uma língua estrangeira às crianças: Savoir-faire, Savoir-dire. Revista de Ciências Humanas, v. 2, n. 2, p. 285-296, 2013.
RUBBO, G. F. de S. Por que aprendemos línguas estrangeiras?: com a palavra, as crianças. 2016. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
SAAD, C. S. et al. Multiculturalism and Creativity: Effects of Cultural Context, Bicultural Identity, and Ideational Fluency. Social Psychological and Personality Science, v. 4, n. 3, p. 369-375, 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/1948550612456560.
SANTOS, L. I. S. Língua inglesa em anos iniciais do ensino fundamental: fazer pedagógico e formação docente. 2009. 274 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos). Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2009.
SECCATO, M. G.; TONELLI, J. R. A.; SELBACH, H. V. A panorama of the teaching of additional languages to children in Brazil. Revista Letra Magna, v. 18, n. 29, p. 34-46, 2022. DOI: https://doi.org/10.47734/lm.v18i29.2051.
TONELLI, J. R. A. Conceitos centrais sobre o ensino de línguas adicionais por meio de gêneros textuais. Rio de Janeiro: SME, 2021. 1 vídeo (79 minutos [Live]. Disponível em: (316) Conceitos centrais sobre o ensino de línguas adicionais por meio de gêneros textuais - YouTube Acesso em: 22/12/2021.
TONELLI, J. R. A. Do ensino de inglês para crianças à educação linguística em língua inglesa com elas: reflexões teóricas e redirecionamentos epistemológicos sob vozes múltiplas. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 62, n. 1, p. 58–73, jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/010318138670567v6212023.
TONELLI, J. R. A.; CHAGURI, J. P. A importância de uma língua estrangeira na educação infantil. In: TONELLI, J. R. A; CHAGURI, J. P. (Orgs.). Espaço para reflexão sobre ensino de línguas. 1.ed. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2014, p. 247-275.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Olhares & Trilhas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.