Trabalhando com gêneros do discurso
aulas remotas de Língua Portuguesa em um curso pré-vestibular popular
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60161Palavras-chave:
Gêneros do discurso, Ensino de Língua Portuguesa, Enem, Ensino RemotoResumo
O objetivo deste artigo é descrever o trabalho com gêneros do discurso desenvolvido nas aulas remotas de Língua Portuguesa de um curso pré-vestibular popular no ano de 2020. Com base na definição Bakhtiniana de gêneros do discurso e nas orientações apresentadas no Referencial Curricular do Rio Grande do Sul (2009) para o ensino de Língua Portuguesa, elaborou-se uma sequência e uma estrutura de aulas a fim de preparar os estudantes do curso para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Essa estrutura contou, principalmente, com uma ferramenta didática intitulada “RG do Gênero”, concebida pelos professores com o objetivo de ajudar a delinear e identificar cada gênero do discurso. Além disso, foram realizadas leituras de textos pertencentes a cada gênero estudado; análises de elementos composicionais, estilísticos e temáticos; e resoluções de questões anteriores do ENEM. Considera-se, por fim, que o trabalho desenvolvido permitiu que os estudantes analisassem a língua e refletissem sobre seus usos, não apenas na prova de Linguagens, Códigos e sua Tecnologias, mas também nas demais provas do exame e no exercício das atividades humanas como um todo.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução do russo: Paulo Bezerra; prefácio à edição francesa: Tzevetan Todorov. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 476 p.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas); Notas da edição russa: Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016. 164 p.
BRASIL. Ministério da Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência para o ENEM 2009. Brasília, Distrito Federal, 2009. 26 p. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf>. Acesso em 28 mar. 2021.
CARDOSO, C. A.; FERREIRA, V. A.; BARBOSA, F. C. G. (Des) igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 38-46, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 68. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019. 256 p.
FILIPOUSKI, A. M. R.; MARCHI, D. M.; SIMÕES, L. J. Referencial Curricular do Rio Grande do Sul: Língua Portuguesa e Literatura. Porto Alegre: Secretaria do Estado de Educação, Departamento Pedagógico, 2009.
KATO, D. S. O papel dos cursinhos populares nos acessos e mudanças de perspectivas de seus participantes. Cadernos CIMEAC, v. 1, n. 1, p. 5-24, 2015. https://doi.org/10.18554/cimeac.v1i1.1430
PEREIRA, T. I.; RAIZER, L.; MEIRELLES, M. A luta pela democratização do acesso ao ensino superior: o caso dos cursinhos populares. Revista Espaço Pedagógico, v. 17, n. 1, 2010.
RIO GRANDE DO SUL, Secretaria da Educação. Departamento Pedagógico. Referencial curricular lições do Rio Grande: linguagens códigos e suas tecnologias: língua portuguesa, literatura e língua estrangeira moderna. Porto Alegre: Secretaria da Educação, v. 01, 2009. Disponível em: <https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/refer_curric_vol1.pdf>. Acesso em 28 mar. 2021.
SILVA, K. C.; ALCANTARA, K. C. A (in) corporeidade do professor em tempos de pandemia e educação à distância. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 29, n. 60, p. 102-116, 2020. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p102-116
SILVEIRA, T. L. S. Português como Língua Adicional e Saúde: Análise de materiais didáticos. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras. Porto Alegre, 2021, 210 p.
STEVANIM, L. F. Exclusão nada remota: desigualdades sociais e digitais dificultam a garantia do direito à educação na pandemia. RADIS: Comunicação e Saúde, n. 215, p. 10-15, ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.