Trabalhando com gêneros do discurso

aulas remotas de Língua Portuguesa em um curso pré-vestibular popular

Autores

  • Fernanda Correa Soldatelli
  • Gibran Alves Ayub UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60161

Palavras-chave:

Gêneros do discurso, Ensino de Língua Portuguesa, Enem, Ensino Remoto

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever o trabalho com gêneros do discurso desenvolvido nas aulas remotas de Língua Portuguesa de um curso pré-vestibular popular no ano de 2020. Com base na definição Bakhtiniana de gêneros do discurso e nas orientações apresentadas no Referencial Curricular do Rio Grande do Sul (2009) para o ensino de Língua Portuguesa, elaborou-se uma sequência e uma estrutura de aulas a fim de preparar os estudantes do curso para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Essa estrutura contou, principalmente, com uma ferramenta didática intitulada “RG do Gênero”, concebida pelos professores com o objetivo de ajudar a delinear e identificar cada gênero do discurso. Além disso, foram realizadas leituras de textos pertencentes a cada gênero estudado; análises de elementos composicionais, estilísticos e temáticos; e resoluções de questões anteriores do ENEM. Considera-se, por fim, que o trabalho desenvolvido permitiu que os estudantes analisassem a língua e refletissem sobre seus usos, não apenas na prova de Linguagens, Códigos e sua Tecnologias, mas também nas demais provas do exame e no exercício das atividades humanas como um todo.

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

CORREA SOLDATELLI, F.; AYUB, G. A. Trabalhando com gêneros do discurso: aulas remotas de Língua Portuguesa em um curso pré-vestibular popular. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 644–661, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60161. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60161. Acesso em: 22 jul. 2024.