Obstáculos e estratégias na prática docente no Programa Idiomas sem Fronteiras

Autores

  • Gibran Alves Ayub Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Vanessa Zaniol Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.46044

Palavras-chave:

Idiomas sem Fronetiras 1. Co-teaching 2. Internacionalização 3. Ensino 4. Inglês 5.

Resumo

Devido às nossas experiências como professores-bolsistas do Programa Idiomas sem Fronteiras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, percebemos a necessidade de escrever sobre os obstáculos que observamos em nossa trajetória no programa e algumas possíveis soluções para enfrentá-los. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de dois professores-bolsistas, focando nos obstáculos relacionados à evasão nos cursos e à dificuldade no planejamento e na realização de atividades em sala de aula, e descrever algumas estratégias para enfrentar estes obstáculos, como: docência compartilhada, incentivo à internacionalização da universidade brasileira e discussão de temas pertinentes à agenda cultural. Concluímos, então, que é necessário que haja uma inovação constante no ensino de língua adicional visando aos benefícios destas práticas para ambos, docentes e discentes. O co-teaching, a discussão de temas relacionados a diferenças culturais e a promoção da internacionalização da universidade são apenas alguns exemplos de estratégias, mas podem auxiliar os educadores que estão na busca por ferramentas a serem utilizadas em suas práticas.

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

AYUB, G. A.; ZANIOL, V. Obstáculos e estratégias na prática docente no Programa Idiomas sem Fronteiras. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 342–352, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.2.46044. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46044. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Programa Idiomas sem Fronteiras: internacionalização e formação docente