Obstáculos e estratégias na prática docente no Programa Idiomas sem Fronteiras

Autores

  • Gibran Alves Ayub Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Vanessa Zaniol Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.46044

Palavras-chave:

Idiomas sem Fronetiras 1. Co-teaching 2. Internacionalização 3. Ensino 4. Inglês 5.

Resumo

Devido às nossas experiências como professores-bolsistas do Programa Idiomas sem Fronteiras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, percebemos a necessidade de escrever sobre os obstáculos que observamos em nossa trajetória no programa e algumas possíveis soluções para enfrentá-los. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de dois professores-bolsistas, focando nos obstáculos relacionados à evasão nos cursos e à dificuldade no planejamento e na realização de atividades em sala de aula, e descrever algumas estratégias para enfrentar estes obstáculos, como: docência compartilhada, incentivo à internacionalização da universidade brasileira e discussão de temas pertinentes à agenda cultural. Concluímos, então, que é necessário que haja uma inovação constante no ensino de língua adicional visando aos benefícios destas práticas para ambos, docentes e discentes. O co-teaching, a discussão de temas relacionados a diferenças culturais e a promoção da internacionalização da universidade são apenas alguns exemplos de estratégias, mas podem auxiliar os educadores que estão na busca por ferramentas a serem utilizadas em suas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABELEDO, M. D. L. O. L.; FORTES, M. S.; GARCEZ, P. D. M.; SCHLATTER, M. 2014. Uma compreensão etnometodológica de aprendizagem e proficiência em língua adicional. Trabalhos em linguística aplicada. Campinas, SP, v. 53, n. 1 (jan./jun. 2014), p. 131-144

DIDIO, A. R. Políticas Linguísticas voltadas para a internacionalização do ensino superior: uma descrição do cenário atual da UFRGS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Letras. Porto Alegre, 2018.

NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

SILVA, T. G. Inglês para quem?: as implicações do Programa Inglês sem Fronteiras no processo de internacionalização da educação superior brasileira. 2018. 126 p. Dissertação (Mestrado em Linguagens, Mídia e Arte) - Centro de Linguagem e Comunicação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2018.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. Unidade 2 – A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009

VIAL, A. P. S. “Um Everest que eu vou ter que atravessar”: formação de professores para o ensino de inglês acadêmico no Programa Idiomas sem Fronteiras. 2017. 173 p. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

WELP, A. K. S; FONTES, A. B. A. L.; SARMENTO, S. O Programa Inglês sem Fronteiras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. In: SARMENTO, S.; ABREU-E-LIMA, D. M.; MORAES FILHO, W. B. (Org). Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras: A construção de uma política linguística para a internacionalização. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016, p. 125-147.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

AYUB, G. A.; ZANIOL, V. Obstáculos e estratégias na prática docente no Programa Idiomas sem Fronteiras. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 342–352, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.2.46044. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46044. Acesso em: 25 ago. 2024.

Edição

Seção

Programa Idiomas sem Fronteiras: internacionalização e formação docente