MOTIVAEduc: Um game baseado na metodologia ABA para a auxiliar na aprendizagem de crianças autistas

Autores/as

  • Gylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo Almeida Autor/a
  • Matteus Colins Moreira Autor/a
  • Christian Domingos de Oliveira Autor/a
  • Yonara Costa Magalhães Autor/a
  • Will Ribamar Mendes Almeida Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46264

Palabras clave:

Transtorno do Espectro Autista, Análise do Comportamento Aplicada, Aprendizagem.

Resumen

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ocorre em crianças e caracteriza-se pelas dificuldades em relação a habilidades sociais, obtenção de conhecimento, comunicação, fala, além de comportamentos estereotipados. Diante disso, esse trabalho objetivou desenvolver um jogo para dispositivos móveis, denominado MOTIVAEduc, destinado a auxiliar o processo de aprendizagem de crianças com TEA. Para isso, foram utilizados livros, revistas, sites, outros materiais correlatos, além de estudos relacionados à metodologia de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e da Engenharia de Software que subsidiaram o processo de modelagem e desenvolvimento. Para a construção do game foi utilizado o Software de criação de jogos 2D, o Construct2. O aplicativo MOTIVAEduc, ao ser inserido como estratégia pedagógica nas práticas estruturadas e planejadas para crianças com TEA, pretende ser uma ferramenta lúdica, interativa, tecnológica e atrativa para auxiliá-las em processo educacional.

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Biografía del autor/a

  • Gylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo Almeida
    Mestranda em Meio Ambiente pela Universidade Ceuma. Professora da Universidade Ceuma
  • Matteus Colins Moreira
    Discente do Curso de Sistemas de Informação da Universidade Ceuma.
  • Christian Domingos de Oliveira
    Discente do Curso de Sistemas de Informação da Universidade Ceuma.
  • Yonara Costa Magalhães
    Mestre em Engenharia de Eletricidade pela UFMA. Professora da Universidade Ceuma.

Referencias

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Publicado

2019-05-07

Cómo citar

MOTIVAEduc: Um game baseado na metodologia ABA para a auxiliar na aprendizagem de crianças autistas. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 111–122, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.1.46264. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46264. Acesso em: 7 may. 2025.

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