Ensino e aprendizagem musicais: uma experiência "vivencial" e "comunitária" na orquestra jovem de Uberlândia

Autores

  • Lucielle Farias Arantes Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Educação Musical, ensino e aprendizagem coletivos, processo

Resumo

Este texto aborda o caráter "vivencial" e "comunitário" do ensino e aprendizagem musicais desenvolvido no projeto social Orquestra Jovem de Uberlândia, pontualmente aquele conduzido por seu maestro e diretor artístico. O artigo procura mostrar, à luz de Christopher Small (1989, 1998, 1999), que o fazer musical naquele cenário aglutina elementos oriundos de distintas práticas em favor das ações coletivas efetivadas no tempo presente, valorizando-se, assim, o processo do próprio fazer. Nesse sentido, aponta à construção de conhecimentos e habilidades em um ambiente de participação, autonomia e intensa satisfação dos aprendizes - aspectos prezados pela Educação Musical na atualidade e que devem ser tomados em relevo ao se pensar propostas de ensino de música para as escolas de educação básica no momento em que são discutidas e desencadeadas ações para sua implementação no território brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucielle Farias Arantes, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Artes, bacharel em Violão e licenciada em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Compõe o corpo docente da Escola de Educação Básica da UFU (Eseba-UFU) desde 2010 na área de Artes (Música), envolvendo-se em atividades de ensino (frente a crianças, jovens e adultos), pesquisa e extensão.

Downloads

Publicado

2014-09-12

Como Citar

ARANTES, L. F. Ensino e aprendizagem musicais: uma experiência "vivencial" e "comunitária" na orquestra jovem de Uberlândia. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 14, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/22373. Acesso em: 22 nov. 2024.