Educação Profissional no IFRS Caxias do Sul
inclusão, acessibilidade e Interdisciplinaridade em tempos de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60181Palabras clave:
Atividades pedagógicas não presenciais, Necessidades Educacionais Específicas, Educação Profissional Inclusiva, InterdisciplinaridadeResumen
Este estudo apresenta um mapeamento da documentação adotada pelo Instituto Federal do Rio Grande dos Sul (IFRS) sobre Educação Inclusiva, antes e durante a pandemia de COVID-19. O estudo visa a analisar a composição de duas Instruções Normativas (INs), quanto ao conceito de acessibilidade e de inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas (NEEs) em Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) no IFRS Campus Caxias do Sul. Esta é uma pesquisa qualitativa constituída pela análise documental das INs nº 05/2020 e nº 07/2020, submetidas à Análise de Conteúdo, com base no Framework SETT (Contexto, Estudante, Tarefa e Ferramenta), em relação às orientações para a elaboração de APNPs e acerca de uma premissa composicional pautada na interdisciplinaridade, inerente à Educação Profissional (EP). Os dados revelaram que as INs não mencionam a interdisciplinaridade nas orientações para APNPs, assim como evidenciaram maior incidência de fragmentos discursivos para as dimensões Tarefa e Estudante, se comparadas às dimensões Contexto e Ferramenta. Infere-se que novas INs para a elaboração de APNPs devem contemplar as quatro dimensões do SETT, além de apresentarem propostas que visem à realização de atividades pedagógicas inter/trans/multi-disciplinares entre disciplinas propedêuticas e técnicas.
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