Formação de professores de Ciências e Biologia para além da sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.3.46046Palabras clave:
Formação Docente, Prática DocenteResumen
Este relato de experiência refere-se às atividades de ensino desenvolvidas no projeto intitulado Laboratório de Ensino: Contribuições para a Formação Discente, decorrente do Edital I\19002/2017/PROGRAD/DIREN, da Universidade Federal de Uberlândia. Ele foi desenvolvido no Laboratório de Ensino (LAEN) do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) sob a responsabilidade da bolsista e da coordenadora, durante um período de dez meses,com 20 horas semanais. Participaram das atividades os licenciandos deste e de outros cursos e professores da Educação Básica. A bolsista aprendeu sobre a gestão do LAEN, realizou as seguintes atividades: a Exposição do Acervo do LAEN que consistiu na apresentação do laboratório e seu acervo; a Oficina Criativa promoveu a interação dos participantes com os materiais do laboratório e a Oficina de Moldes em Gesso de Folhas Vegetais, esta última com metodologia para pessoas com deficiência visual. Constatou-se por meio dos relatos escritos pelos participantes após a realização destas atividades que elas foram exitosas demonstrando que o processo formativo dos alunos pode ocorrer para além da sala de aula.
Descargas
Citas
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 02/2015, de 1º de julho de 2015. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.Brasília, Diário Oficial da República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 11 jan. 2019.
CAMARGO, D. M. P. Universidade e formação de professores: oficinas pedagógicas e transformação da prática docente. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 15, p. 99-111, 2003.
Disponível em:
http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/300.
Acesso em: 25 mai. 2019.
DESSOTTI, E. A Formação discente e suas potencialidades para o ensino de ciências. In: 38ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED. Anais [...] São Luís, 2017, p. 1-11.Disponível em:http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT13_986.pdf.Acesso em: 28 abr. 2019.
FERNANDES, M. C.; SILVA, L. M. S.; MACHADO, A. L. G.; MOREIRA, T. M. M. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, v. 28, n 4, p. 169-193,2012.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v28n4/07.pdf.Acesso em: 28 abr. 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido.17. ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1987.
GALIAZZI, M. C.; ROCHA, J. M. B.; SCHMITZ, L. C.; SOUZA M. L.; GIESTA, S. GONÇALVES, F. P. Objetivos das Atividades experimentais no Ensino médio: A Pesquisa Coletiva como Modo de Formação de Professores de Ciências.In:Ciênc. educ. (Bauru), v. 7, n. 2, p.249-263, 2001. DOI:http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132001000200008.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000200008&lng=en&nrm=iso.Acesso em: 24 abr. 2019.
GAUTHIER, C. Ensinar: ofício estável, identidade profissional vacilante. In: SILVA, M. (org.). Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: didática. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, p. 11-22, 2003.
PESCE, M.K. Professor pesquisador na visão do acadêmico de licenciatura. In: IX ANPED SUL – SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2012, Caxias do Sul.Anais [...]Caxias do Sul: Editora da UCS, 2012. v.1. p. 1-15.Disponível em:http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/754/441
Acesso em: 12 mai. 2019.
ROCHA, J. B. T.; SOARES, F. A. O ensino de ciências para além do muro do construtivismo. Cienc. Cult., São Paulo, v. 57, n. 4, p. 26-27, dez. 2005. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252005000400016&lng=en&nrm=iso.Acesso em: 25 fev. 2019.
SEIXAS, R. H. M.; CALABRÓ, L.; SOUSA, D. O. A Formação de professores e os desafios de ensinar Ciências. Revista Thema, v.14, n. 1, p. 289-303, 2017.
UBERLÂNDIA (MG). Edital de processo seletivo de projetos para o Programa de Bolsas de Graduação nº 2/2017. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia – PROGRAD/DIREN, 15 de maio de 2017.
Disponível em:https://www.portal.prograd.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/459
Acesso em: 10 mai. 2018.
UBERLÂNDIA (MG). Resolução SEI n. 001-2018, de 28 de fevereiro de 2018.Dispõe sobre o desmembramento da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – FACIP. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia - CONSELHO UNIVERSITÁRIO. Disponível em http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONSUN-2018-1.pdf.Acesso em: 17 dez. 2018.
VIEIRA, E.; VOLQUIND, L. Oficinas de ensino? O quê? Por quê? Como?4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.