REFLEXÃO SOBRE NECESSIDADE DA LEITURA LITERÁRIA NA INFÂNCIA

Autores/as

  • Fabíola Fernandes Andrade Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Palabras clave:

Necessidade, Leitura literária, Criança

Resumen

Este artigo procura refletir sobre a importância do desenvolvimento da necessidade da leitura literária na infância. A criança não nasce com a necessidade de ler ou escrever. A escola tem a importante missão de disponibilizar atividades em sala de aula que promova na criança a necessidade. Desta forma, a criança deve procurar ler por vontade própria. Compreender como gerar na criança a necessidade da leitura literária é de suma importância para que o professor possa planejar e organizar atividades em sala de aula que seja eficaz para promover a necessidade na criança. A reflexão foi norteada pelas investigações de Aristóteles, Marx, Engels, Hegel e Feuerbach sobre o conceito de necessidade; Leontiev e Lúria sobre atividade e Vygotsky sobre a teoria Histórico cultural. Esses pensadores contribuem para mostrar como a necessidade da leitura literária pode e deve ser implantada nas salas de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabíola Fernandes Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE)

doutoranda em Educação pela UNESP-Maríia

Publicado

2015-11-30

Cómo citar

ANDRADE, F. F. REFLEXÃO SOBRE NECESSIDADE DA LEITURA LITERÁRIA NA INFÂNCIA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 17, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/30200. Acesso em: 22 jul. 2024.