Os diários de leitura e a expressão da subjetividade do aluno-leitor: uma experiência no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64554

Palavras-chave:

Leitura Subjetiva, Diários de Leitura, Formação do Leitor, Ensino de Literatura, Ensino Remoto

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, da Universidade Federal de Uberlândia, e surgiu da necessidade de se propor novas metodologias de ensino que contribuíssem para a formação do jovem leitor e lhes oportunizassem, por meio da dimensão subjetiva da leitura, um encontro potencial e significativo com a literatura em sala de aula. Para isso, fizemos um levantamento bibliográfico que perpassou os documentos oficiais, como a BNCC, as considerações acerca da dimensão subjetiva da leitura literária e a relevância dos diários de leitura para a expressão da subjetividade do aluno-leitor. Porém, fomos surpreendidos com a pandemia causada pelo Sars-CoV-2, que suspendeu as atividades presenciais nas escolas brasileiras. Por isso, a intervenção metodológica planejada para acontecer presencialmente foi reconfigurada para ser aplicada remotamente. Fizemos a opção por oficinas, cujos objetos de fruição estética foram contos ficcionais, que contemplaram a leitura do texto literário, a escuta, a conversa e a escrita de diários de leitura. Através desses registros escritos, pudemos observar como as experiências de leitura proporcionadas pelo diálogo com os textos lidos, possibilitou aos participantes compreenderem melhor si mesmos, o outro e o mundo que os cerca.

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Biografia do Autor

Mariana Carvalho Costa e Silva, SEE/MG

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia; Professora das redes públicas municipal e estadual de Uberlândia-MG; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2738-7885; e-mail: mariana.silva@educacao.mg.gov.br.

João Carlos Biella, ILEEL/UFU

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0991-0919, e-mail: biellaufu@gmail.com.

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Publicado

2022-04-29

Como Citar

CARVALHO COSTA E SILVA, M.; BIELLA, J. C. Os diários de leitura e a expressão da subjetividade do aluno-leitor: uma experiência no ensino remoto. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.64554. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64554. Acesso em: 22 jul. 2024.