Os diários de leitura e a expressão da subjetividade do aluno-leitor: uma experiência no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64554

Palavras-chave:

Leitura Subjetiva, Diários de Leitura, Formação do Leitor, Ensino de Literatura, Ensino Remoto

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, da Universidade Federal de Uberlândia, e surgiu da necessidade de se propor novas metodologias de ensino que contribuíssem para a formação do jovem leitor e lhes oportunizassem, por meio da dimensão subjetiva da leitura, um encontro potencial e significativo com a literatura em sala de aula. Para isso, fizemos um levantamento bibliográfico que perpassou os documentos oficiais, como a BNCC, as considerações acerca da dimensão subjetiva da leitura literária e a relevância dos diários de leitura para a expressão da subjetividade do aluno-leitor. Porém, fomos surpreendidos com a pandemia causada pelo Sars-CoV-2, que suspendeu as atividades presenciais nas escolas brasileiras. Por isso, a intervenção metodológica planejada para acontecer presencialmente foi reconfigurada para ser aplicada remotamente. Fizemos a opção por oficinas, cujos objetos de fruição estética foram contos ficcionais, que contemplaram a leitura do texto literário, a escuta, a conversa e a escrita de diários de leitura. Através desses registros escritos, pudemos observar como as experiências de leitura proporcionadas pelo diálogo com os textos lidos, possibilitou aos participantes compreenderem melhor si mesmos, o outro e o mundo que os cerca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Carvalho Costa e Silva, SEE/MG

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia; Professora das redes públicas municipal e estadual de Uberlândia-MG; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2738-7885; e-mail: mariana.silva@educacao.mg.gov.br.

João Carlos Biella, ILEEL/UFU

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0991-0919, e-mail: biellaufu@gmail.com.

Referências

ANDRUETTO, Maria Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 jul. 2019.

CALDIN, Clarice Fortkamp. A leitura segundo Wolfgang Iser. Data Grama Zero - Revista de Informação – v.13, n.5, artigo 04, out/12. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/101754. Acesso em: 22 jul. 2019.

CANDIDO, Antonio. O direito a literatura. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p.169-191.

CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. São Paulo: Perspectiva, 1974.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996-1999. 2 v.

JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

JOUVE, Vincent. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p.53-66.

LANGLADE, Gérard. O sujeito leitor, autor da singularidade da obra. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p.25-38.

LAURIA, Maria Paula Parisi. Ler levantando a cabeça: caminhos e descaminhos da leitura

literária na educação básica. Remate de Males, Campinas, v.34, n.2, p.361-373, jul./dez,

DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635854. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635854. Acesso em: 01 jun. 2020.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura. São Paulo: Editora 34, 2008.

PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013.

RANKE, Maria da Conceição de Jesus; MAGALHÃES, Hilda Gomes Dutra. Breves considerações sobre fruição literária na escola. Entreletras - Revista do Curso de Mestrado em Ensino de Língua e Literatura da UFT. n.3, 2011-2. p.47-61. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/887/463. Acesso em: 01 jun. 2020.

ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? In: Cadernos de Pesquisa, v.42, n.145, jan./abr. 2012a. p.272-283. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000100015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/vbgD8LhYCcYxjFYf93P4Kwq/abstract/?lang=pt. Acesso em 13 jun. 2020.

ROUXEL, Annie. Mutações epistemológicas e o ensino da literatura: o advento

do sujeito leitor. Revista Criação & Crítica, n.9, p.13-24, nov. 2012b. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v5i9p13-24. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/46858. Acesso em 13 jun. 2020.

ROUXEL, Annie. Autobiografia de leitor e identidade literária. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013a. p.67-87.

ROUXEL, Annie. Apropriação singular das obras e cultura literária. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013b. p.165-189.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino de literatura. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013c. p.17-33.

ROUXEL, Annie. Ensino da Literatura: experiência estética e formação do leitor. In: ALVES, J. H. P. (org.). Memórias da Borborema 4. Campina Grande: Abralic, 2014. p.19-35. Disponível em: https://abralic.org.br/downloads/livros-produzidos-pela-gestao/04-MEMORIAS-DA-BORBOREMA.pdf. Acesso em 13 jun. 2020.

ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard. Apresentação dos coordenadores franceses. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p.19-24.

SOUZA, Raquel Cristina de Souza e. O diário de leitura como ferramenta didática: subjetividade, construção de sentidos e fruição. In: MICHELLI, R.; GREGORIN FILHO, J. N.; GARCÍA, F. (org.). A Literatura Infantil/Juvenil entre textos e leitores: reflexões críticas e práticas leitoras Rio de Janeiro: Dialogarts, 2020, 1ª ed. (digital). p.93-121.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino de literatura. Curitiba: InterSaberes, 2012.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Como Citar

CARVALHO COSTA E SILVA, M.; BIELLA, J. C. Os diários de leitura e a expressão da subjetividade do aluno-leitor: uma experiência no ensino remoto. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.64554. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64554. Acesso em: 22 dez. 2024.