Leitura literária na sala de aula
abordagens didático-metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64573Palavras-chave:
Literatura, Leitura Literária, EducaçãoResumo
O propósito deste artigo é tecer aproximações entre literatura e educação, visto que ambas atrelam-se à sala de aula, ao que poderíamos denominar de trabalho com o texto literário nas escolas. Desse modo, o objetivo do trabalho é o apresentar algumas problemáticas envolvendo o ensino de literatura, principalmente, como alguns materiais didáticos fazem uso do texto literário. O corpus em estudo é composto de três livros didáticos - referentes a cada ciclo de ensino - comumente utilizados nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Além disso, o trabalho foi dividido em três partes. Inicialmente, foram esboçadas algumas reflexões sobre as aproximações entre literatura e educação e educação e literatura, dialogando com teóricos como Candido (2019), Perrone-Moisés (2006), Soares (1999) e Larrosa (2004). Após, foram apresentadas algumas contribuições para repensar práticas enraizadas nesses contextos, considerando autores como Dalvi (2013) e, por último, foram expostos alguns impasses metodológicos no que concerne ao ensino de literatura, ilustrando-os com materiais retirados dos livros didáticos, Borgatto et al (2017) e Cereja et al (2012, 2013). As considerações apresentadas revelaram que, por mais que haja um amplo debate sobre essa temática hoje, nos materiais didáticos ainda perduram concepções arraigadas de que os textos literários podem aparecer descontextualizados, fragmentados e com possibilidades restritivas de leitura/interpretação.
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