A alfabetização de estudantes Surdos através da Libras
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73762Palabras clave:
Alfabetização, Estudantes Surdos, Libras, Língua de Sinais, Língua PortuguesaResumen
En este artículo, discutimos los procesos de alfabetización de estudiantes sordos usuarios de la Libras. Los análisis forman parte de un estudio desarrollado en una escuela de la Red Municipal de Enseñanza de Belo Horizonte, Minas Gerais. La escuela recibe un número significativo de estudiantes sordos en fase de alfabetización y cuenta con profesores bilingües, Libras-Portugués, y con traductores e intérpretes de Libras. El objetivo del estudio fue comprender cómo se han constituido los procesos de alfabetización y letramiento dirigidos a estudiantes sordos, examinando, sobre todo, cuáles prácticas pedagógicas se han movilizado para la enseñanza de la lectura y la escritura y cómo se dio la participación de los estudiantes. Los resultados tratan sobre cómo la escuela se organizó para atender a los estudiantes sordos, cómo se realizaron la lectura y la interpretación de textos en las clases de lengua portuguesa y cómo se realizó la producción escrita, en lengua portuguesa, por parte de los estudiantes sordos.
Referencias
AGAR, M. H. Language shock: understanding the culture of conversation. 1ºed. New York: William Morrow, 1994.
AGAR, M. H. Speaking of ethnography. London: SAGE, 1986. DOI: https://doi.org/10.4135/9781412985895
ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisas quantitativas e qualitativas. 2.ed. São Paulo: Editora Pioneira, 1999.
ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BATISTA, A. A. G. et al. Avaliação diagnóstica da alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/FAE-UFMG, v.3, 2005.
CASTANHEIRA, M. L. Aprendizagem contextualizada: discurso e inclusão na sala de aula. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
COSTA, D. A. F. A apropriação da escrita por crianças e adolescentes surdos: interação entre fatores contextuais. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2001.
FERNANDES, S. Letramentos na educação bilíngue para surdos: caminhos para a prática pedagógica. NAPNE. Curitiba, 2012.
GREEN, J.; BLOOME, D. Ethnography and ethnographers of and in education: a situated perspective. In: FLOOD, J.; HEATH, S. B.; LAPP, D. (eds.). Handbook of research on teaching literacy through the communicative and visual arts. New York: Routledge, 1997. p. 181-202.
GREEN, J. L.; DIXON, C.; ZAHARLICK, A. A etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista, n. 42, p. 13-79, 2005. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982005000200002. Acesso em: 02 maio 2024.
GEE, J. P. Social linguistics and literacies: ideology in discourses. London: Routledge, 2011.
GOMIDES, P. A. D.; CARVALHO, G. T.; ROCHA, T. C. C. Literatura Surda e percursos sócio-históricos de formação de dois professores surdos. Trabalhos em Linguística Aplicada, 60(3), 735–747. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0103181311071011520211025
HEATH, S. B. Ethnography in education: defining the essential. In: GILMORE, P.; GLATTHORN, A. A. (Eds.). Children in and out of school: ethnography and education. Washington: Praeger, 1982. p. 33-58.
MARTINS, R. M. F.; ROCHA, G. Alfabetização de crianças surdas em língua portuguesa. Cuadernos de Educación Y Desarrollo, 15(3), 2794-2809, 2023. DOI: https://doi.org/10.55905/cuadv15n3-043
MENEZES, D. C. Letramento em comunidade de surdos. Tese (Doutorado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7491. Acesso em: 02 maio 2024.
PAPEN, U. TUSTING, K. Using ethnography and ‘real literacies’ to develop a curriculum for English literacy teaching for young deaf adults in India, Compare: A Journal of Comparative and International Education, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/03057925.2019.1585756
QUADROS, R. M. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. 1ª edição ed. Porto Alegre: Artmed, 1997.
QUADROS, R. M.; SCHMIEDT, M. L. P. Ideias para ensinar português para surdos. Brasília: MEC/SEESP, 2006.
ROCHA, T. C. C. Libras e Língua Portuguesa em sala e aula: da democratização do acesso ao Ensino Superior à participação de estudantes surdos em práticas de letramentos acadêmicos. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/36361. Acesso em: 02 maio 2024.
ROCHA, T. C. C. The participation of Deaf Students in higher education in Brazil: ethnographic insights into the communicative processes involved in navigating academic literacies. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 24, n. 1, e40313, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398202440313.
SILVA, G. M. O português como segunda língua dos surdos brasileiros: uma apresentação panorâmica. Revista X. v. 12, n. 2, 17 dez., 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v12i2.51140
STREET, B. V. Introduction: The New Literacy Studies. In: Cross-cultural approaches to literacy, edited by B. V. Street, 1–23. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.
TARDIF, M. RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade. Dez.; 21(73):209-44, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000400013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Olhares & Trilhas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.