O ensino sobre o Cerrado:

Como a BNCC e o Novo Ensino Médio afetam o PNLD?

Authors

  • Bruno Ferreira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano - Campus Ceres
  • Gustavo Lopes Ferreira Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2023v25.n.1.66107

Keywords:

Science teaching, PNLD, Cerrado biome, New high school

Abstract

The work is intended to analyze the Natural Science books approved by the PNLD for the 2021-2023 cycle and understand how the contents related to the Cerrado biome are presented in such materials after the reform of high school, the adequacy of the books to the BNCC guidelines and how this new teaching format allied to the technical education project influence the meaningful education of students as active members of the social environment. From the perspective of the approach used to deal with the Cerrado biome in such books, it is possible to understand that there is still a discrepancy between what is proposed to be contemplated as skills and competences of the BNCC and the contents offered in the books. In addition to the suppression of content due to the new workload, which directly impacts the significant learning of students and their performance in assessments and entrance exams.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues; et. al. MODERNA PLUS - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Editora Moderna 1° edição. São Paulo, 2020. Disponível em: https://pnld-dev.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/componente-curricular/pnld-2021-obj2-ciencias-natureza-suas-tecnologias

BEZERRA, R. G.; SUESS, R. C. Abordagem do bioma Cerrado em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Holos, Natal, v. 1, n. 29, p. 233-242, 2013. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1289/653 . DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2013.1289

BIZERRIL, M. X. A.; FARIA, D. S. A escola e a conservação do Cerrado: uma análise no Ensino Fundamental do Distrito Federal. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 10, n. 1, p. 19-31, 2003. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/recursos/Conservacao_Cerrado_Escola_DFIDDSAZ U04Loa.pdf

BIZZO, Nélio. Mais Ciência no Ensino Fundamental: metodologia de ensino em foco. Editora do Brasil S/A. 2° edição. São Paulo SP, 2009. Disponível em: https://books.google.com.br/books

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), 2021. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/component/k2/item/518-hist%C3%B3rico

BRASIL, DECRETO Nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Revoga o decreto nº 7.084 e dispõe sobre os programas de material didático e dá outras providências.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Biodiversidade e Florestas. Biodiversidade brasileira: avaliação e identificação de áreas e ações prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição dos benefícios da biodiversidade nos biomas brasileiros. Brasília: MMA/SBF, 2002. 404 p. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/handle/1/969

BORTOLUZZI CASTRO, Luis Roberval; DE CARVALHO, Andriélli Vilanova; SOARES, Jeferson Rosa e CASTRO PESSANO, Edward Frederico. Os Biomas Brasileiros nos livros didáticos de Ciências: Um olhar ao Pampa Gaúcho. Rev. electrón. investig. educ. cienc. 2019, vol.14, n.1 [citado 2023-03-13], pp.38-49. Dispoível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S185066662019000100004&lng=es&nrm=iso. DOI: https://doi.org/10.54343/reiec.v14i1.249

CARNEVALLE, Maíra Rosa. LOPES & ROSSO - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Editora Moderna 1° edição. São Paulo, 2020. Disponível em: https://pnld-dev.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/componente-curricular/pnld-2021-obj2-ciencias-natureza-suas-tecnologias

FUKUI, Ana; NERY, Ana Luiza P; et. al. SER PROTAGONISTA - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Editora SM Educação 1° edição. São Paulo, 2020. Disponível em: https://pnld-dev.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/componente-curricular/pnld-2021-obj2-ciencias-natureza-suas-tecnologias

GODOY, Leandro Pereira; DELL’AGNOLO, Rosana Maria e MELO, Wolney Candido. MULTIVERSOS - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Editora FTD 1° edição. São Paulo, 2020. Disponível em: https://pnld-dev.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/componente-curricular/pnld-2021-obj2-ciencias-natureza-suas-tecnologias

GONÇALVES, Paulo Celso Costa. Políticas públicas de livro didático: Elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil. 2017. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19891/1/PoliticasPublicasLivro.pdf

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld

MORTIMER, Eduardo; HORTA, Andréa; MATEUS, et. al. MATÉRIA, ENERGIA E A VIDA - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Editora Scipione 1° edição. São Paulo, 2020. Disponível em: https://pnld-dev.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/componente-curricular/pnld-2021-obj2-ciencias-natureza-suas-tecnologias

REHEM, H. M. F. Cerrado, juventude e as mídias: subsídios para ações pedagógicas no ensino médio em uma perspectiva crítica e transformadora. 2020, 246 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências), Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2020.

ROSSO, S.; LOPES, S. Bio. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

SANTOS, Kelly Cristina. DIÁLOGO - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Editora Moderna 1° edição. São Paulo, 2020. Disponível em: https://pnld-dev.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/componente-curricular/pnld-2021-obj2-ciencias-natureza-suas-tecnologias

THOMPSON, Miguel; RIOS, Eloci Peres; SPINELLI, Walter; REIS, Hugo SANT’ANA, Blaidi; NOVAIS,Vera Lúcia Duarte e ANTUNES, Murilo Tissoni. CONEXÕES - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Editora Moderna 1° edição. São Paulo, 2020. Disponível em: https://pnld-dev.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/componente-curricular/pnld-2021-obj2-ciencias-natureza-suas-tecnologias

VALLERIUS, D. E que tal o Cerrado, professor? Algumas reflexões sobre a construção de uma “consciência” de cerrado no ensino básico. Revista Interface, n. 09, p. 147-158, jun. 2015.

VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de Ciências no Ensino Fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000100008

Published

2023-03-23

How to Cite

FERREIRA DA SILVA, B.; LOPES FERREIRA , G. O ensino sobre o Cerrado: : Como a BNCC e o Novo Ensino Médio afetam o PNLD?. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 1–23, 2023. DOI: 10.14393/OT2023v25.n.1.66107. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/66107. Acesso em: 22 jul. 2024.