O ensino sobre o Cerrado:
Como a BNCC e o Novo Ensino Médio afetam o PNLD?
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2023v25.n.1.66107Palavras-chave:
Ensino de ciências, Novo ensino médio, PNLD, Bioma CerradoResumo
O trabalho destina-se a analisar os livros de Ciências da Natureza aprovados pelo PNLD no ciclo 2021-2023 e entender como os conteúdos relacionados ao bioma Cerrado são apresentados em tais materiais após a reforma do ensino médio e a adequação às diretrizes da BNCC. Além de perceber como essa nova configuração do ensino médio influencia na educação significativa dos alunos. A partir da abordagem usada para tratar sobre o bioma Cerrado em tais livros, é possível entender que há ainda uma discrepância entre o que se propõe contemplar como habilidades e competências da BNCC e os conteúdos apresentados nos livros. Verificou-se que há uma supressão dos conteúdos em decorrência da nova carga horária, que impacta diretamente no aprendizado dos alunos e seu desempenho em avaliações e vestibulares.
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