CONSIDERAÇÕES SOBRE A AGRESSIVIDADE INFANTIL: UMA PESQUISA BIBLIOGRÃFICA SOBRE AS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES E POSSÍVEIS INTERVENÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Intervenção, Educação, PráticaResumo
O comportamento agressivo de crianças pequenas preocupa muitos pais e profissionais que atuam na educação infantil. Ações como chutar, empurrar, bater e agressões verbais como gritar, xingar e discutir são observadas cada vez mais entre crianças. A multiplicidade de fatores envolvidos na conduta agressiva aponta para uma diversidade de teorias que abordam o tema. O objetivo deste artigo é apresentar considerações sobre as principais formas de manifestação do comportamento agressivo em crianças e possíveis intervenções que podem ser realizadas no contexto escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para seleção de artigos científicos e outros textos que constituem a bibliografia consultada. A primeira infância é um período crítico quanto à presença de problemas de comportamento, as intervenções mostram-se eficazes quando planejados de acordo com as características da escola, dos profissionais envolvidos e das famílias.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.