QR CODES COMO FERRAMENTA INTERATIVA E FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.270-276Keywords:
Educação, Formação Docente, Prática DocenteAbstract
Este trabalho aborda a questão do uso dos de celulares no ambiente escolar como instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem. Estamos vivenciando um momento de transição da implementação da tecnologia na educação, podemos perceber que não existe um caminho traçado a seguir, porém nos deparamos com o desafio dos celulares presentes em sala de aula e com o dilema proibir X explorar. Diante desse cenário buscamos formas de explorar o uso de celulares em sala de aula, mostrar para os discentes que é possível aprender utilizando o celular. A proposta desse artigo é de aplicação na área de matemática e funciona como uma caça ao tesouro por meio de QR codes (é uma espécie de código de barras que pode armazenar informações, fotos, mídias, dentre outros), seria confeccionados QR codes e em seguida os espalharíamos pela escola esses por sua vez conteriam cálculos matemáticos, por meio do celular os alunos descodificariam esse código e teriam acesso a operação a ser resolvida. O resultado dessa operação seria a quantidade de metros que o aluno teria que percorrer até o próximo QR code, com o auxilio de uma trena ele poderá mensurar o caminho e com uma bússola a direção a seguir. O presente trabalho irá abordar temas da matemática, unidades de medida e orientação, ou seja, podemos trabalhar de forma interdisciplinar mostrando para os discentes que existem formas de aprender com o auxilio do celular e conciliar esse entrave que existe entre os novos meios de comunicação e o ambiente de sala de aula.Downloads
References
CAVALCANTE, S. Rafaela; MARCELINO, B. C. Maria. Tecnologias Móveis em Educação: o uso do celular na sala de aula . Disponível em: <http://www.fatea.br/seer/index.php/eccom/article/viewFile/596/426> Acesso:04/2017.
MELLO, Daniel. Pesquisa: 80% da população brasileira entre 9 e 17 anos usam a internet.Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-novacao/noticia/2016-10/pesquisa-80-da-populacao-brasileira-entre-9-e-17-anos-usam> Acesso: 04/2017
NICHELE, Aline Grunewald Nichele; SCHLEMMER, Eliane e RAMOS, Adriana de Farias. QR Codes na Educação em Química. Renote - Novas Tecnologias na Educação.v. 13, n. 2 (2015). Disponível in: < http://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61425/36318 > ISSN 1679-1916.
PINHEIRO, C. Regina; RODRIGUES, L. Márcia.O uso do celular do celular como recurso pedagógico nas aulas de língua portuguesa. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/revista/52/_RPh52.pdf#page=122> Acesso: 04/2017
RENOTE – Novas Tecnologias na Educação, v. 10, n. 3, dezembro, 2012.
SACCOL, A.; SCHLEMMER, E.; BARBOSA, J. M-learning e u-learning: novas perspectivas das aprendizagens móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
SANTOS, Núbia dos Santos Rosa Santana dos; LIMA, José Valdeni de; WIVES, Leandro Krug. Integração de recursos para acesso aos objetos de aprendizagem multimodais.
VIEIRA, Liliana de Souza; COUTINHO, Clara Pereira. Mobile Learning: Perspetivando o potencial dos códigos QR na educação. CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais (2013). Disponível in: <http://hdl.handle.net/1822/25450> Acesso: 04/2017