O ensino remoto de dança na Universidade em tempos de pandemia do Covid-19

outros modos de se pensar, criar, fazer, aprender e ensinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60098

Palavras-chave:

Dança, Educação Somática, Ensino remoto, Pandemia

Resumo

O presente ensaio trata-se de um texto polifônico em que docente e discentes do curso de graduação em Bacharelado em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro apresentam suas percepções e reflexões acerca das experiências vividas em uma disciplina prática ministrada de forma remota no período letivo denominado de excepcional, ocorrido no ano de 2020 ao longo da pandemia do Covid-19. Tendo como tema de estudo os modos de execução em dança, a disciplina buscou trabalhar as qualidades dos movimentos e o modo como são realizados. Explicitam-se as estratégias metodológicas utilizadas, que buscaram abarcar a diversidade de realidades dos estudantes envolvidos e, percebendo o momento sócio-político de fragilidade e incertezas, trazer perspectivas de cuidado a partir da abordagem da educação somática. Como forma de tornar visíveis aspectos relativos ao ensino-aprendizagem, entendendo que o ambiente é criado coletivamente pelos agentes envolvidos, dá-se voz a três estudantes, que revelam suas percepções a partir das suas próprias experiências. Considera-se que, apesar das dificuldades encontradas e do momento inaugural desafiador, as estratégias de ação utilizadas na disciplina propiciaram a criação de um espaço de experiência sensível capaz de gerar transformações corporais relevantes nos participantes, agregando saberes para além do campo da dança.

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Biografia do Autor

Brenda Gasppar, UFRJ

Brenda Gasppar é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UNB). Tem formação técnica em teatro no eixo tecnológico de Produção Cultural e Design pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna. É bacharelanda em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professora de dança em espaços independentes do Rio de Janeiro, principalmente com as modalidades balé e jazz, com ênfase na primeira infância. Integrou o Close Coletivo (2017-2020), coletivo de teatro do Rio de Janeiro, como atriz e preparadora corporal. Foi Premiada no VI FESTA - Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Araçuaí - MG, pelo trabalho corporal da montagem Ubu Presidente. Tem experiência nas áreas de Artes e Comunicação, com ênfase em Teatro e Dança, atuando principalmente na preparação corporal, estado cênico e expressões.

Muryell Dantie, UFRJ

Muryell Dantie é artista multidisciplinar, bacharelando em dança pela UFRJ e integrante o projeto de
pesquisa " Prática de si “ coordenado pela docente Leticia Teixeira desde
2017. Atua como preparador corporal de atores e bailarinos,
coreógrafo e director de movimento com trabalhos no teatro, tv e
cinema. Dançou repertórios de balé clássico e coreografias
contemporâneas. É professor de balé clássico, dança
contemporânea e sapateado americano. Desenvolve o "Balé para o corpo contemporâneo" e o
“Fluxo Sôma” em residências de criação coletiva e conferências de
artes. Professor na formação técnica profissional de professores de
Dança no projeto Belas Artes em São Mateus/ES. Possui formação
técnica em Ballet Clássico pelo Conservatório Brasileiro de Dança/RJ
e pela Art Dance Academia de Ballet/SP, sapateado Americano,
dança contemporânea e Teatro pela CAL e Casa de Cultura Laura Alvim-RJ.

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Publicado

2021-06-28

Como Citar

MILLÁS, C.; MONTEIRO MARQUES DA CUNHA, B.; VIEIRA, M. D. O ensino remoto de dança na Universidade em tempos de pandemia do Covid-19: outros modos de se pensar, criar, fazer, aprender e ensinar. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 928–954, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60098. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60098. Acesso em: 5 nov. 2024.