O ensino remoto de dança na Universidade em tempos de pandemia do Covid-19

outros modos de se pensar, criar, fazer, aprender e ensinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60098

Palavras-chave:

Dança, Educação Somática, Ensino remoto, Pandemia

Resumo

O presente ensaio trata-se de um texto polifônico em que docente e discentes do curso de graduação em Bacharelado em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro apresentam suas percepções e reflexões acerca das experiências vividas em uma disciplina prática ministrada de forma remota no período letivo denominado de excepcional, ocorrido no ano de 2020 ao longo da pandemia do Covid-19. Tendo como tema de estudo os modos de execução em dança, a disciplina buscou trabalhar as qualidades dos movimentos e o modo como são realizados. Explicitam-se as estratégias metodológicas utilizadas, que buscaram abarcar a diversidade de realidades dos estudantes envolvidos e, percebendo o momento sócio-político de fragilidade e incertezas, trazer perspectivas de cuidado a partir da abordagem da educação somática. Como forma de tornar visíveis aspectos relativos ao ensino-aprendizagem, entendendo que o ambiente é criado coletivamente pelos agentes envolvidos, dá-se voz a três estudantes, que revelam suas percepções a partir das suas próprias experiências. Considera-se que, apesar das dificuldades encontradas e do momento inaugural desafiador, as estratégias de ação utilizadas na disciplina propiciaram a criação de um espaço de experiência sensível capaz de gerar transformações corporais relevantes nos participantes, agregando saberes para além do campo da dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brenda Gasppar, UFRJ

Brenda Gasppar é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UNB). Tem formação técnica em teatro no eixo tecnológico de Produção Cultural e Design pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna. É bacharelanda em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professora de dança em espaços independentes do Rio de Janeiro, principalmente com as modalidades balé e jazz, com ênfase na primeira infância. Integrou o Close Coletivo (2017-2020), coletivo de teatro do Rio de Janeiro, como atriz e preparadora corporal. Foi Premiada no VI FESTA - Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Araçuaí - MG, pelo trabalho corporal da montagem Ubu Presidente. Tem experiência nas áreas de Artes e Comunicação, com ênfase em Teatro e Dança, atuando principalmente na preparação corporal, estado cênico e expressões.

Muryell Dantie, UFRJ

Muryell Dantie é artista multidisciplinar, bacharelando em dança pela UFRJ e integrante o projeto de
pesquisa " Prática de si “ coordenado pela docente Leticia Teixeira desde
2017. Atua como preparador corporal de atores e bailarinos,
coreógrafo e director de movimento com trabalhos no teatro, tv e
cinema. Dançou repertórios de balé clássico e coreografias
contemporâneas. É professor de balé clássico, dança
contemporânea e sapateado americano. Desenvolve o "Balé para o corpo contemporâneo" e o
“Fluxo Sôma” em residências de criação coletiva e conferências de
artes. Professor na formação técnica profissional de professores de
Dança no projeto Belas Artes em São Mateus/ES. Possui formação
técnica em Ballet Clássico pelo Conservatório Brasileiro de Dança/RJ
e pela Art Dance Academia de Ballet/SP, sapateado Americano,
dança contemporânea e Teatro pela CAL e Casa de Cultura Laura Alvim-RJ.

Referências

BERTAZZO, I. Corpo vivo: reeducação do movimento. São Paulo: Edições SESC SP; 2010.

BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999.

BORGES, H. A poética do corpo: uma leitura do trabalho de Angel Vianna. eRevistaPerformatus, v. 2, n. 7, p. 1-16, 2013. Disponível em: http://performatus.com.br/wp-content/uploads/2013/10/AngelVianna_ed7_eRevistaPerformatus.pdf Acesso em 28 março 2021.

CHAMPIGNION, P. Aspectos biomecânicos: cadeias musculares e articulares: método G.D.S.: noções básicas. São Paulo: Summus, 2003.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Fluir: a psicologia da experiência Optima, medidas para melhorar a qualidade de vida. Tradução Marta Amado. Lisboa: Relógio D’água Editores, 2002.

FOUCAULT, M. Verdade e subjectividade. Revista de Comunicação e linguagem. Lisboa: edições cosmos, v. 1, n.19, p. 203-223, 1993.

FOUCAULT, M. História da sexualidade 3: O cuidado de si. São Paulo: Paz e Terra; 2014.

FORTIN, S. Educação somática: novo ingrediente da formação prática em dança. In: Cadernos do Gipe-CIT. Salvador: UFBA/PPGAC, n.1, p.40-55, 1999.

GARAUDY, R. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

GIL, J. Movimento Total: O corpo e a dança. Lisboa: Relógio d’Água, 2001.

GODELIVE, D-S. Cadeias Musculares e articulares: o método G.D.S. São Paulo: Summus, 1995.

GUATTARI, F. As Três Ecologias. São Paulo: Papirus, 2012.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Petrópolis: Vozes; 1989.

HANNA, T. What is somatics? Journal of Behavioral Optometry, v.2, n.2, p. 31-35, 1991.

LOUPPE, L. A Poética da Dança Contemporânea. Tradução Rita Costa. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

MILLÁS, C. R. G. Corpo-em-fluxo: dança e escalada como práticas de emancipação para o artista da cena. 2019. 243 p. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, 2019.

MILLER, J. A escuta do corpo: sistematização da Técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007.

RESENDE, C. O que Pode um Corpo? O método Angel Vianna de conscientização do movimento como um instrumento terapêutico. Physis Revista de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: UERJ, v. 18, n.3, p. 563-574, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312008000300011.

SERRES, M. Variações sobre o corpo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

SHUSTERMAN, R. Consciência Corporal. São Paulo: É realizações, 2012.

TEIXEIRA, L. P. A corporeidade e a análise funcional do corpo no movimento dançado em diálogo com outras práticas corporais. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro: UERJ, v. 5, n.3, p.581-595, set-dez de 2019. DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45735

VIANNA, K. A dança. Em colaboração com Marco Antonio de Carvalho. São Paulo: Summus, 2018.

Downloads

Publicado

2021-06-28

Como Citar

MILLÁS, C.; MONTEIRO MARQUES DA CUNHA, B.; VIEIRA, M. D. O ensino remoto de dança na Universidade em tempos de pandemia do Covid-19: outros modos de se pensar, criar, fazer, aprender e ensinar. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 928–954, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60098. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60098. Acesso em: 22 jul. 2024.