O ensino remoto de dança na Universidade em tempos de pandemia do Covid-19
outros modos de se pensar, criar, fazer, aprender e ensinar
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60098Palavras-chave:
Dança, Educação Somática, Ensino remoto, PandemiaResumo
O presente ensaio trata-se de um texto polifônico em que docente e discentes do curso de graduação em Bacharelado em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro apresentam suas percepções e reflexões acerca das experiências vividas em uma disciplina prática ministrada de forma remota no período letivo denominado de excepcional, ocorrido no ano de 2020 ao longo da pandemia do Covid-19. Tendo como tema de estudo os modos de execução em dança, a disciplina buscou trabalhar as qualidades dos movimentos e o modo como são realizados. Explicitam-se as estratégias metodológicas utilizadas, que buscaram abarcar a diversidade de realidades dos estudantes envolvidos e, percebendo o momento sócio-político de fragilidade e incertezas, trazer perspectivas de cuidado a partir da abordagem da educação somática. Como forma de tornar visíveis aspectos relativos ao ensino-aprendizagem, entendendo que o ambiente é criado coletivamente pelos agentes envolvidos, dá-se voz a três estudantes, que revelam suas percepções a partir das suas próprias experiências. Considera-se que, apesar das dificuldades encontradas e do momento inaugural desafiador, as estratégias de ação utilizadas na disciplina propiciaram a criação de um espaço de experiência sensível capaz de gerar transformações corporais relevantes nos participantes, agregando saberes para além do campo da dança.
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