ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA

POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO MAIS AUTÔNOMO

Authors

  • Alessandra Leles Rocha UFU
  • Júlia Pinheiro Côrtes
  • Ana Claudia Cunha Salum UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.209-224

Keywords:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Abstract

A aprendizagem de uma língua estrangeira é um aspecto de um processo abrangente. Por meio do seu estudo, ampliam-se também as possibilidades de inserção no mundo digital, utilizando os recursos tecnológicos para aprimorar o conhecimento linguístico dos alunos, ajudando-os no desenvolvimento da leitura e da escrita, bem como no entendimento das estruturas linguísticas e discursivas, valorizando, sempre, o conhecimento prévio dos alunos, a partir dos quais poderão construir concepções mais significativas. Dessa forma, a avaliação de material didático pelo professor de línguas é uma área que carece de maior reflexão no processo de formação docente inicial ou em serviço, especialmente ao se considerar que a sugestão dos proponentes do PCN-LE (1998) sobre o ensino implicar em um conhecimento sobre o que ensinar e o como fazê-lo por parte do docente que não esteja fundamentado em uma tradição conteudística e de receitas para ensinar. Diante disso, essa comunicação tem como objetivo geral apresentar a análise sobre o modo pelo qual o conhecimento foi organizado no LD utilizado pelo colégio de aplicação da UFU, como as atividades foram nele propostas para a abordagem e apresentação dos conteúdos selecionados e o que isso pode revelar no âmbito de uma formação humana e cidadã autônoma e autoral. Para esse estudo foi analisado tanto o manual do professor quanto o livro didático do aluno. A análise do manual demonstrou que é possível perceber que há dois caminhos de observação quanto ao aspecto da autonomia: uma ligada ao trabalho do professor e outro ao processo de ensino/aprendizagem do aluno; sendo que, ambas são de grande interesse na construção de um modelo educacional preocupado com a criticidade e a cidadania. Quanto à análise específica de cada um dos volumes para definir a presença ou não dos indicadores de uma proposta autônoma e autoral, levou-se em consideração todo o trabalho reflexivo e proativo do aluno diante dos enunciados das questões. Portanto, a maneira a qual o docente desenvolve o seu trabalho em sala de aula acaba por tornar-se mais significativa na construção da autonomia e autoralidade dos seus alunos, do que o próprio material didático. O aprendiz precisa perceber a coesão e a coerência ao longo do processo deensinoaprendizagem, para sentir-se motivado em transformar os seus pensamentos e comportamentos.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BARBIRATO, R.C. Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender língua estrangeira em contexto inicial adverso. 2005. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

CASTRO, A. L. M. B. de. O desenvolvimento da criatividade e da autonomia na escola: o que nos dizem Piaget e Vygotsky. Revista de Psicopedagogia, São Paulo, v.23, n.70, p.1-15.

CORACINI, Maria José Rodrigues Faria. Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. Campinas, SP: Pontes, 1999.

EDIÇÕES SM. IT FITS: Inglês. v. 6, 7 e 8. Editora responsável Ana Luiza Couto. 2 ed. São Paulo: Edições SM, 2015.

FREITAS, A. C. de. A aprendizagem consciente=aprendizagem eficiente? Letras & Letras, Uberlândia, v.14, n.1, p.59-72, 1998.

GRIGOLETTO, M. Leitura e funcionamento discursivo do livro didático. In: CORACINI, M. J. R. F. (Org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. Campinas, SP: Pontes, p.67-77, 1999.

GRIGOLETTO, M. O discurso do livro didático de língua inglesa: representações e construção de identidades. In: CORACINI, M. J. R. F. (Org.). Identidade e discurso: (des)construindo subjetividades. Campinas: Editora da Unicamp; Chapecó: Argos Editora Universitária, p.351-362, 2003.

KUMARAVADIVELU, B. Analyzing. In: ______. Language Teacher Education for a Global Society. New York / UK: Routledge, 2012. p.37-54.

MARTINS, L. R. A aquisição da autonomia da leitura de textos em Língua Inglesa por meio de temas atuais e diversificados. In: SALESI, C. C. et al.; NORTE, M. B. (Cord.) Desafios para a Docência em Língua Inglesa: Teoria e Prática. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2013. p.42-58. il. E-book.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Língua Estrangeira. Brasília, DF: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

MOTA, I. de O. Os gestos de interpretação de autores de livro didáticos como LE. In: BERTOLDO, E. S.; MUSSALIM, F. (Orgs.). Análise do discurso: aspectos da discursividade no ensino. Goiânia: Trilhas Urbanas, p.165- 174, 2006.

PERUCHI, I.; CORACINI, M. J. R. F. O discurso da cultura e a questão da identidade em livros didáticos de francês como língua estrangeira. In: CORACINI, M. J. R. F. (Org.). Identidade e discurso: (des)construindo subjetividades. Campinas: Editora da Unicamp; Chapecó: Argos Editora Universitária, p.363-385, 2003.

PIGNATELLI, F. Que posso fazer? Foucault e a questão da liberdade e da agência docente. In: SILVA, T. T. da (Org.). O Sujeito da Educação: Estudos Foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994. p.127-154.

SILVA, W. M. e. Livros Didáticos: Fomentadores ou inibidores da autonomização? In: DIAS, R.; CRISTOVÃO, V. L. L. (Org.). O Livro Didático de língua Estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. p. 57-78.

ZATTI, V. Autonomia e educação em Immanuel Kant e Paulo Freire. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. 83p

Published

2018-04-28

How to Cite

ROCHA, A. L.; CÔRTES, J. P.; SALUM, A. C. C. ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO MAIS AUTÔNOMO. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 209–224, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.209-224. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41966. Acesso em: 23 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.