A FEMINIZAÇÃO E A DOCÊNCIA: UMA REFLEXÃO COM BASE NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO A PARTIR DO SÉCULO XXI NO BRASIL.

Autores

  • Alessandra Leles Rocha Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Marta Carrijo de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/ot2016axixn1.38-53

Palavras-chave:

Docência, Gênero, Sociedade.

Resumo

Não há como falar sobre igualdade de gênero sem perpassar diretamente pelos caminhos da Educação e vice-versa. Não só do ponto de vista da escolarização das mulheres, ao redor do mundo; mas, sobretudo, da sua participação direta no exercício docente. Assim, essa pesquisa de Estado da Arte, teve como objetivo principal destacar a predominância feminina no universo da pesquisa acadêmica, relacionada à Educação no Brasil, tomando como referência trabalhos publicados a partir do século XXI, no Banco de Teses da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (http://bancodeteses.capes.gov.br/), ligada ao Ministério da Educação. A partir dos resultados, apontou-se a demanda dessa publicação científica na ótica da diversidade geográfica e de gênero brasileira; as principais áreas de interesse científico, para homens e mulheres, no âmbito da Educação, segundo o corpus pesquisado; e, foi possível compreender, a partir da literatura, as variáveis que interferem na relação “qualificação – trabalho docente – gênero”.

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Biografia do Autor

Alessandra Leles Rocha, Universidade Federal de Uberlândia

Curso de Letras - Instituto de Letras e Linguística (ILEEL/UFU)

Maria Marta Carrijo de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Curso de Letras - Instituto de Letras e Linguística (ILEEL/UFU)

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

ROCHA, A. L.; DE OLIVEIRA, M. M. C. A FEMINIZAÇÃO E A DOCÊNCIA: UMA REFLEXÃO COM BASE NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO A PARTIR DO SÉCULO XXI NO BRASIL. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 38–53, 2017. DOI: 10.14393/ot2016axixn1.38-53. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/31720. Acesso em: 22 dez. 2024.