Benefícios do uso de metodologias ativas durante o ensino remoto emergencial no ensino superior em Londrina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.59619

Palavras-chave:

Ensino remoto, Metodologias Ativas, Metodologias Assíncronas, Ensino Emergencial

Resumo

O ano de 2020 foi marcado na história pela epidemia causada pela COVID-19, a qual exigiu um distanciamento social inclusive nos ambientes escolares e acadêmicos. O cenário pandêmico exigiu das Instituições de Ensino Superior com aulas presenciais a migração para o Ensino Remoto Emergencial. Buscando delinear a qualidade desse ensino, o objetivo do presente estudo foi avaliar o posicionamento dos alunos frente a essa migração e tecnologias aplicadas nesse novo modelo. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo inicial envolvendo 86 estudantes de Ensino Superior de Londrina com alunos migraram ou não do Ensino Presencial para o Ensino Remoto durante a pandemia de 2020. Os dados foram coletados através de questionário do Google Forms contendo perguntas fechadas/aberta referente à experiência pessoal ou perspectiva de migração para esses métodos de ensino. Foi observado que alunos que vivenciaram essa experiência identificam efeitos positivos especialmente através do uso de metolodogias ativas e tecnologias no ensino remoto, em contraste com aqueles que não migraram e apresentam maior resistência a essa metodologia, mesmo sem vivenciá-las. Conclui-se que o ensino remoto emergencial pode migrar para um ensino remoto intencional, cujas boas práticas pedagógicas podem ser melhor discutidas e aplicadas em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRUDA, E. P. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista de Educaçao à Distância, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em:

https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621 Acesso em: 17 maio 2021.

BASILAIA, G.; KVAVADZE, D. Transition to Online Education in Schools during a SARS-CoV-2 Coronavirus (COVID-19) Pandemic in Georgia. Pedagogical Research, [s. l.], v. 5, n. 4, 2020. DOI https://doi.org/10.29333/pr/7937. Disponível em: https://www.pedagogicalresearch.com/article/transition-to-online-education-in-schools-during-a-sars-cov-2-coronavirus-covid-19-pandemic-in-7937. https://doi.org/10.29333/pr/7937 Acesso em: 30 jun 2020.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [s. l.], v. 32, n. 1, 2011. DOI http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p25 Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326/10999. Acesso em: 18 maio 2021.

BORGES, T. S.; ALENCAR, G. METODOLOGIAS ATIVAS NA PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO CRÍTICA DO ESTUDANTE: O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO CRÍTICA DO ESTUDANTE DO ENSINO SUPERIOR. Cairu em Revista, [s. l.], v. 3, n. 4, p. 119-143, 2014. Disponível em: https://www.academia.edu/download/47300771/08_METODOLOGIAS_ATIVAS_NA_PROMOCAO_DA_FORMACAO_CRITICA_DO_ESTUDANTE.pdf. Acesso em: 18 maio 2021.

BROWN, P.; LAUDER, H.; ASHTON, D. The global auction: The broken promises of education, jobs, and incomes. New York: Oxford University Press, 2011. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=yZppAgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PR9&dq=The+global+auction:+The+broken+promises+of+education,+jobs,+and+incomes.+&ots=wzEcNpUZ3r&sig=m-SAPhyrCK468Usd9Wuhia9JT3g&redir_esc=y#v=onepage&q=The%20global%20auction%3A%20Th . Acesso em 18 maio 2021.

BUBICH, O. A. et al. Clip thinking and organization of the pedagogical process at the university. In: BUBICH, O. A. et al. Modeling of effective speech communication in the context of academic and professionally oriented interaction. Minsk: BSU, 2016. p. 65-71. Disponível em: http://elib.bsu.by/bitstream/123456789/159350/1/65-71.pdf. Acesso em: 18 maio 2021.

BUCKENMEYER, J. A. Beyond Computers In The Classroom: Factors Related To Technology Adoption To Enhance Teaching And Learning. Contemporary Issues in Education Research (CIER), [s. l.], v. 3, n. 4, p. 27-36, 2010. DOI https://doi.org/10.19030/cier.v3i4.194 Disponível em: https://clutejournals.com/index.php/CIER/article/view/194. Acesso em: 17 maio 2021.

CHAIYO, Y.; NOKHAM, R. The effect of Kahoot, Quizizz and Google Forms on the student's perception in the classrooms response system. International Conference on Digital Arts, Media and Technology (ICDAMT), [s. l.], p. 178-182, 2017. DOI 10.1109/ICDAMT.2017.7904957. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/7904957. Acesso em: 18 maio 2021.

DANIEL, S. J. Education and the COVID-19 pandemic. Prospects, [s. l.], v. 49, p. 91-96, 2020. DOI https://doi.org/10.1007/s11125-020-09464-3. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s11125-020-09464-3.pdf. Acesso em: 18 maio 2021.

DUSHKEVYCH, M.; BARABASHCHUK, H.; HUTSULIAK, N. Peculiarities Of Student Distance Learning In Emergency Situation Condition. Revista Romaneasca pentru Educatie Multidimensionala, [s. l.], v. 12, n. 1, p. 71-77, 2020. Disponível em: https://lumenpublishing.com/journals/index.php/rrem/article/view/2757/pdf . Acesso em 18 maio 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à Prática Educativa. 26. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2007. 54 p.

HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause review , [s. l.], v. 27, p. 1-12, 2020. Disponível em: http://www.cetla.howard.edu/workshops/docs/The%20Difference%20Between%20Emergency%20Remote%20Teaching%20and%20Online%20Learning%20_%20EDUCAUSE%20(2).pdf. Acesso em: 17 maio 2021.

HOWE, N.; STRAUSS, W. Millennials rising: The next great generation. New York: Vintage Books, 2000. 432 p.

JOHAL, W. Robots for Learning - R4L: Inclusive Learning. HRI ‘18: Companion of the 2018 ACM/IEEE International Conference on Human-Robot Interaction, [s. l.], p. 397-398, 2018. DOI https://doi.org/10.1145/3173386.3173567. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/3173386.3173567. Acesso em: 17 maio 2021.

JUNG, J. The fourth industrial revolution, knowledge production and higher education in South Korea. Journal of Higher Education Policy and Management , [s. l.], v. 42, n. 2, p. 134-156, 2020. DOI https://doi.org/10.1080/1360080X.2019.1660047. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1360080X.2019.1660047. Acesso em: 17 maio 2021.

LAGE, R. K. Ensino remoto intencional como método efetivo de aprendizagem. JusBrasil, [S. l.], p. 1-9, 2020. Disponível em: https://ricardokalillage.jusbrasil.com.br/artigos/864108003/ensino-remoto-intencional-como-metodo-efetivo-de-aprendizagem?ref=feed. Acesso em: 2 jul. 2021.

LANDIM, C. M. M. P. F. Educação à distância: algumas considerações. Rio de Janeiro: [s. n.], 1997. 146 p.

LEE, D. E. et al. Katrina and the Schools of Mississippi: An Examination of Emergency and Disaster Preparedness. Journal of Education for Students Placed at Risk (JESPAR) , [s. l.], v. 13, n. 2-3, p. 318-334, 2008. DOI https://doi.org/10.1080/10824660802350458. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/10824660802350458?needAccess=true. Acesso em: 17 maio 2021

LIN, D. T. A.; GANAPHATY, M.; KAUR, M. Kahoot! It: Gamification in Higher Education. Pertanika Journal of Social Sciences & Humanities, [s. l.], v. 26, n. 1, p. 565-582, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Debbita-Tan/publication/320182671_Kahoot_It_Gamification_in_Higher_Education/links/5ab3757aa6fdcc1bc0c288fe/Kahoot-It-Gamification-in-Higher-Education.pdf. Acesso em: 18 maio 2021.

MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. 138 p.

MCCLELLAN, J. Hurricane Katrina: Lessons for Academic Emergency and Disaster Management Degree Programs. Journal of Security Education, [s. l.], v. 1, n. 4, p. 39-49, 2008. DOI https://doi.org/10.1300/J460v01n04_03. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1300/J460v01n04_03?needAccess=true. Acesso em: 1 julho 2020.

MEIRELLES, F. S. O USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR. 2003. 294 p. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV-EAESP, São Paulo, 2003. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/3014/P00278_1.pdf?sequence=1. Acesso em: 18 maio 2021.

NAKASHIMA, R. H. R. PROPOSTA DE ENSINO REMOTO INTENCIONAL: ALGUNS PASSOS PARA UM RECOMEÇO. OSF Preprints - Ciência aberta em Revista, [s. l.], n. 2, 2020. DOI https://doi.org/10.31219/osf.io/neztk. Disponível em: https://osf.io/neztk. Acesso em: 2 jul. 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. OMS. Advice for the public. In: Coronavirus disease (COVID-19) pandemic. [S. l.], 1 de julho 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public. Acesso em: 1 julho 2020.

POMPÊO, F. S. Efeitos do feedback na aprendizagem individual: semi-experimento em EaD com teste de desenho instrucional. Orientador: Gardênia da Silva Abbad. 2010. 123 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) - Universidade de Brasília, [S. l.], 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/7706/1/2010_FlavioSpostoPompeo.pdf. Acesso em: 18 maio 2021.

RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. S. PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE. Educação, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 41-57, 2020. DOI https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em: 18 maio 2021.

ROSA, R. TRABALHO DOCENTE: DIFICULDADES APONTADAS PELOS PROFESSORES NO USO DAS TECNOLOGIAS. Revista Encontro de Pesquisa em Educação, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 214-227, 2013. Disponível em: http://www.revistasdigitais.uniube.br/index.php/anais/article/view/710/1007. Acesso em: 18 maio 2021.

SARAIVA, K.; TRAVERSINI, C.; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, [s. l.], v. 15, n. 1, p. 1-24, 2020. DOI https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/download/16289/209209213529. Acesso em: 18 maio 2021.

SCHWAB, K. The Fourth Industrial Revolution: what it means, how to respond. World Economic Forum, [S. l.], v. 21, p. 1-7, 14 janeiro de 2016. Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2016/01/the-fourth-industrial-revolution-what-it-means-and-how-to-respond/. Acesso em: 17 maio 2021.

SPOETTL, G.; TŪTLYS, V. EDUCATION AND TRAINING FOR THE FOURTH INDUSTRIAL REVOLUTION. Jurnal Pendidikan Teknologi dan Kejuruan, [s. l.], v. 26, n. 1, p. 83-93, 2020. DOI https://doi.org/10.21831/jptk.v26i1.29848. Disponível em: https://journal.uny.ac.id/index.php/jptk/article/download/29848/13491. Acesso em: 17 maio 2021.

STINGHEN, R. S. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA UTILIZÁ-LA NO AMBIENTE ESCOLAR. 2016. 32 p. Monografia (Especialização em Educação na Cultura digital) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, [S. l.], 2016. Dispnível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/169794/TCC_Stinghen.pdf?sequence=1. Acesso em:18 maio 2021

TOMAZINHO, P.; MOTTA, J.; BRUNETTA, M. Expert em Ensino Remoto. In: Moonshot Educação. [S. l.], 14 de maio 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Sl5rojq8MJI&ab_channel=MoonshotEduca%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 2 jul. 2020.

TOMELIN, J. F. O futuro da educação pós-pandemia. Revista Ensino Superior, [S. l.], p. 1-3, 2020. Disponível em: https://revistaensinosuperior.com.br/futuro-educacao-covid/. Acesso em: 2 jul. 2020.

TOQUERO, C. M. D. Emergency Remote Teaching amid COVID-19: The Turning Point. Asian Journal of Distance Education, [s. l.], v. 15, n. 1, p. 185-188, 2020. DOI https://doi.org/10.5281/zenodo.3881748. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1289933. Acesso em: 18 maio 2021.

UNESCO. COVID-19 impact on education: Global monitoring of school closures. In: Education: From disruption to recovery. [S. l.], 2 julho de 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse#schoolclosures. Acesso em: 2 jul. 2020.

VIGOTSKY, L. Aprendendo e ensinando a cuidar da saúde. São Paulo: Ícone, 1988. 125 p.

WERNER, D.; BOWER, B. Aprendendo e ensinando a cuidar da saúde. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 1984. 200 p.

Downloads

Publicado

2021-06-24

Como Citar

PIRES ERTHAL, R.; CRISTINA NOGUEIRA ROSSINI , T. Benefícios do uso de metodologias ativas durante o ensino remoto emergencial no ensino superior em Londrina. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 393–407, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.59619. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/59619. Acesso em: 22 jul. 2024.