Benefícios do uso de metodologias ativas durante o ensino remoto emergencial no ensino superior em Londrina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.59619

Palavras-chave:

Ensino remoto, Metodologias Ativas, Metodologias Assíncronas, Ensino Emergencial

Resumo

O ano de 2020 foi marcado na história pela epidemia causada pela COVID-19, a qual exigiu um distanciamento social inclusive nos ambientes escolares e acadêmicos. O cenário pandêmico exigiu das Instituições de Ensino Superior com aulas presenciais a migração para o Ensino Remoto Emergencial. Buscando delinear a qualidade desse ensino, o objetivo do presente estudo foi avaliar o posicionamento dos alunos frente a essa migração e tecnologias aplicadas nesse novo modelo. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo inicial envolvendo 86 estudantes de Ensino Superior de Londrina com alunos migraram ou não do Ensino Presencial para o Ensino Remoto durante a pandemia de 2020. Os dados foram coletados através de questionário do Google Forms contendo perguntas fechadas/aberta referente à experiência pessoal ou perspectiva de migração para esses métodos de ensino. Foi observado que alunos que vivenciaram essa experiência identificam efeitos positivos especialmente através do uso de metolodogias ativas e tecnologias no ensino remoto, em contraste com aqueles que não migraram e apresentam maior resistência a essa metodologia, mesmo sem vivenciá-las. Conclui-se que o ensino remoto emergencial pode migrar para um ensino remoto intencional, cujas boas práticas pedagógicas podem ser melhor discutidas e aplicadas em sala de aula.

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Publicado

2021-06-24

Como Citar

PIRES ERTHAL, R.; CRISTINA NOGUEIRA ROSSINI , T. Benefícios do uso de metodologias ativas durante o ensino remoto emergencial no ensino superior em Londrina. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 393–407, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.59619. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/59619. Acesso em: 22 dez. 2024.