O saber musical escolar e o livro didático de Arte

Uma análise dos conteúdos nas coleções aprovadas no PNLD

Autores

  • Karla Beatriz Soares de Souza Universidade Federal de Uberlândia
  • Lilia Neves Gonçalves, Dra. Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.1.48317

Palavras-chave:

Conteúdos de música., Escola básica., Livro didático de Arte.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma investigação sobre o livro didático (LD) de Arte, com objetivo de entender como os conteúdos de música estão presentes nos livros distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD – Arte) no período de 2015 a 2017. Os referenciais teóricos adotados para este estudo compreenderam a educação musical como prática social (SOUZA, 2010) e as concepções de representação (CHARTIER, 1990). Esta pesquisa documental-analítica permitiu informações relevantes para reflexões sobre as concepções pedagógico-musicais presentes nos livros adotados como recursos materiais nas escolas de educação básica de todo país. Além disso, permitiu considerações acerca de como esses conteúdos estão organizados de acordo com as propostas apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e de que maneira esses desvelam o que se pensa sobre ensinar aprender música na escola.

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Publicado

2020-04-11

Como Citar

SOARES DE SOUZA, K. B.; NEVES GONÇALVES, L. O saber musical escolar e o livro didático de Arte: Uma análise dos conteúdos nas coleções aprovadas no PNLD. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 122–145, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.1.48317. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/48317. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas em Educação Musical