A Formação docente no âmbito do NUCLI-ISF/ UFLA à luz da teoria do caos/ complexidade

Autores

  • Jamila Viegas Rodrigues UFLA

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.43269

Palavras-chave:

Complexidade. Professor. IsF.

Resumo

O presente artigo apresenta os fatores que se destacaram durante a formação de seis professores no âmbito do Nucli-DRI/IsF-UFLA à luz da teoria do caos/ complexidade. Isso implica em compreender e estudar a formação docente de modo a reconhecer e prestar conta de sua complexidade ao invés de reduzi-la. A visão da linguagem e do ensino-aprendizagem como sistemas adaptativos complexos (SACs) (LARSEN-FREEMAN, 1997; DAVIS; SUMARA, 2007; CAMERON; LARSEN-FREEMAN, 2008), ou seja, dinâmicos, não-lineares e adaptativos, permite uma análise ecológica das experiências dos professores em sala de aula e em interação com outros professores. A coleta de dados experienciais foi em uma entrevista individual, após aproximadamente um ano de participação no programa IsF, em que os professores foram levados a refletir sobre a sua formação linguística, pedagógica, acadêmica, profissional e pessoal ao longo da trajetória. A análise das entrevistas nos mostrou que a amizade e interação entre os professores participantes do Programa IsF emergiu como elemento desencadeador de caos e também auto-organização do SAC de formação destes professores. Por exemplo, uma professora apontou que a interação em língua inglesa e o incentivo dos colegas com relação ao seu conhecimento linguístico proporcionaram uma maior segurança para ensinar que se expandiu para o campo pessoal de sua vida. Adicionalmente, a junção entre teoria e prática nos mostrou que a conscientização sobre a complexidade dos fatores envolvidos na formação de professores emergiu como elementofacilitador para a auto-organização e coadaptação entre a equipe IsF enquanto grupo, colaborando com a profissionalização e minimizando frustrações individuais e coletivas.

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Referências

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

RODRIGUES, J. V. A Formação docente no âmbito do NUCLI-ISF/ UFLA à luz da teoria do caos/ complexidade. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 240–251, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.2.43269. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/43269. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Programa Idiomas sem Fronteiras: internacionalização e formação docente