A alfabetização e o texto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.72256

Palavras-chave:

Alfabetização com textos; Dialogismo; Sócio-interacionismo; Autoria.

Resumo

O objetivo do artigo, de natureza ensaística, é estabelecer conversação sobre uma proposição presente há décadas no Brasil: a alfabetização com textos. A orientação teórica é proveniente da educação problematizadora e dialógica, da alfabetização sob a perspectiva discursiva, do sócio-interacionismo e da teoria da enunciação. São apresentadas ainda, de forma sucinta, algumas incursões da proposta de alfabetização com textos, em documentos legais do Brasil contemporâneo. O ensaio se inscreve em uma perspectiva freireana, destacando condições ótimas à aprendizagem e desenvolvimento da leitura e da escrita: a escuta, a pronúncia, o diálogo, a legitimidade de temas provenientes da realidade concreta do educando, a libertação da palavra e da consciência. As reflexões presentes sinalizam a relevância do dialogismo, da autoria e da interação em práticas que buscam, ao alfabetizar com  textos, tecer metodologias inaugurais – filhas da educação libertadora –, e assegurar que nestas práticas haja sentido.

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Biografia do Autor

Mitsi Pinheiro de Lacerda, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Associada IV do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense, Campus de Santo Antônio de Pádua/RJ.

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Publicado

2024-05-20

Como Citar

PINHEIRO DE LACERDA, M. A alfabetização e o texto. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–21, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.1.72256. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/72256. Acesso em: 5 nov. 2024.