A alfabetização e o texto
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.72256Palavras-chave:
Alfabetização com textos; Dialogismo; Sócio-interacionismo; Autoria.Resumo
O objetivo do artigo, de natureza ensaística, é estabelecer conversação sobre uma proposição presente há décadas no Brasil: a alfabetização com textos. A orientação teórica é proveniente da educação problematizadora e dialógica, da alfabetização sob a perspectiva discursiva, do sócio-interacionismo e da teoria da enunciação. São apresentadas ainda, de forma sucinta, algumas incursões da proposta de alfabetização com textos, em documentos legais do Brasil contemporâneo. O ensaio se inscreve em uma perspectiva freireana, destacando condições ótimas à aprendizagem e desenvolvimento da leitura e da escrita: a escuta, a pronúncia, o diálogo, a legitimidade de temas provenientes da realidade concreta do educando, a libertação da palavra e da consciência. As reflexões presentes sinalizam a relevância do dialogismo, da autoria e da interação em práticas que buscam, ao alfabetizar com textos, tecer metodologias inaugurais – filhas da educação libertadora –, e assegurar que nestas práticas haja sentido.
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