Atividades acadêmicas e relaçao família e escola durante o isolamento social da pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60014

Palavras-chave:

Educação especial, Relação família e escola, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Covid-19, Coronavírus

Resumo

Diante da pandemia do SARSCoV-2, as aulas presenciais passaram a ocorrer remotamente, demandando reorganização das escolas. Em função disso, tem-se como objetivos: (a) descrever as atividades acadêmicas propostas por escolas públicas e particulares da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental I; (b) descrever a comunicação entre a família e os professores destes alunos; e (c) descrever as propostas voltadas ao ensino remoto dos alunos do PAEE. Foi aplicado um formulário on-line com 387 professores e 32 familiares. Constatou-se que professores e familiares estavam se reestruturando para o ensino remoto, em função de as escolas estarem, majoritariamente, dando orientações aos alunos, ao invés de aulas síncronas. Além da falta de recursos e de acesso à internet, constatou-se descompasso no envolvimento entre ambos, havendo discurso culpabilizante do professor em relação aos familiares. Tal problemática reafirmou-se na insatisfação dos professores com a comunicação junto aos familiares, indicando que estes podem estar sobrecarregados e necessitando de mais auxílio da família. Constatou-se também que, embora haja adaptação aos alunos do PAEE, as ações não alcançam a todos, sendo insuficientes e acentuando a exclusão. Sugerem-se intervenções junto a familiares e professores, auxiliando-os no estabelecimento de parceria para beneficiar o aluno durante o ensino remoto.

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Biografia do Autor

Laura Borges, Universidade Federal de São Carlos

Pós-doutoranda em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos

Fabiana Cia, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação Especial. Professor do Departamento de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos.

 

 

Aline Maíra da Silva, Universidade Federal de Grande Dourados

Doutora em Educação Especial. Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/UFGD).

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

BORGES, L.; CIA, F.; MAIRA DA SILVA, A. Atividades acadêmicas e relaçao família e escola durante o isolamento social da pandemia de Covid-19. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 773–794, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60014. Acesso em: 5 nov. 2024.