Webquest: metodologia de pesquisa orientada apoiada pelas tecnologias digitais que favorece o processo de ensino aprendizagem

Autores

  • Elaine Pierin Gotardo Soares

Palavras-chave:

Webquest, Tecnologias digitais, Processo de ensino-aprendizagem.

Resumo

O artigo busca apresentar a metodologia WebQuest (WQ) como uma alternativa que favorece o processo de ensinoaprendizagem por meio da pesquisa orientada em fontes informativas da internet. Com a presença, cada vez mais intensa, das tecnologias digitais no dia a dia do educando, cabe ao professor repensar suas práticas e explorar meios que coloquem em prática o uso direcionado, pedagógico e efetivo dessas novas tecnologias disponibilizando uma diversidade de ferramentas que tornam possível uma aprendizagem envolvente, dinâmica efetiva. Diante desse cenário, o professor deve ter consciência da sua função de parceria e atuar como mediador da construção do conhecimento. Por meio do levantamento bibliográfico e da experiência com o uso da metodologia WQ que foi aplicada a uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Uberlândia-MG, esse artigo visa contribuir com a conscientização de que as ferramentas digitais tem potencial didático-pedagógico, pois a experiência registrada foi positiva contribuindo com o alcance dos objetivos de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-03-29

Como Citar

PIERIN GOTARDO SOARES, E. Webquest: metodologia de pesquisa orientada apoiada pelas tecnologias digitais que favorece o processo de ensino aprendizagem. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 12, n. 2, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/14735. Acesso em: 22 jul. 2024.