Webquest: metodologia de pesquisa orientada apoiada pelas tecnologias digitais que favorece o processo de ensino aprendizagem
Palavras-chave:
Webquest, Tecnologias digitais, Processo de ensino-aprendizagem.Resumo
O artigo busca apresentar a metodologia WebQuest (WQ) como uma alternativa que favorece o processo de ensinoaprendizagem por meio da pesquisa orientada em fontes informativas da internet. Com a presença, cada vez mais intensa, das tecnologias digitais no dia a dia do educando, cabe ao professor repensar suas práticas e explorar meios que coloquem em prática o uso direcionado, pedagógico e efetivo dessas novas tecnologias disponibilizando uma diversidade de ferramentas que tornam possível uma aprendizagem envolvente, dinâmica efetiva. Diante desse cenário, o professor deve ter consciência da sua função de parceria e atuar como mediador da construção do conhecimento. Por meio do levantamento bibliográfico e da experiência com o uso da metodologia WQ que foi aplicada a uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Uberlândia-MG, esse artigo visa contribuir com a conscientização de que as ferramentas digitais tem potencial didático-pedagógico, pois a experiência registrada foi positiva contribuindo com o alcance dos objetivos de aprendizagem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.