A NARRATIVA FANTÁSTICA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Autores

  • Ferreira Guerra UFU

Palavras-chave:

Educaçãoi, literatura, leitura

Resumo

A linguagem é o elemento fundamental da interação entre o ser humano e o meio no qual se insere. Cabe, assim, a escola guiar o educando em busca do dialogismo linguístico, a fim de levá-lo a refletir e conduzir suas ideias através da palavra. A partir dessa concepção, é objeto deste estudo, analisar como as narrativas fantásticas são abordadas no contexto escolar, frente às mudanças de paradigmas sociais. Nota-se que a literatura fantástica tem perdido domínio, uma vez que os alunos mostram-se descrentes a pensar sobre o não-acontecido e a partir deste, investigar o seu próprio cotidiano e criar oportunidades de explicar determinados fatos através da verossimilhança. As características arroladas para a narração fantástica nos permitem repensar nossa realidade e pela criatividade transformar nossas experiências. Sendo assim, buscaremos elucidar a maneira como os alunos veem o estudo da narrativa fantástica no ensino fundamental para, a partir desse diagnóstico, desenvolver elementos que possam auxiliar o professor na aprendizagem escolar e, assim, realizar o trabalho com a linguagem de forma interativa e reflexiva, quebrando esse paradigma criado no contexto escolar e transformando esse ensino mecanicista da narrativa fantástica em uma oportunidade de investigação sobre a realidade e a fantasia.

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Publicado

2015-03-01

Como Citar

GUERRA, . F. A NARRATIVA FANTÁSTICA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 16, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/12475. Acesso em: 5 nov. 2024.