Desafios profissionais da equipe especializada de apoio à aprendizagem frente à pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.61576

Palavras-chave:

Equipe multidisciplinar, Pandemia, Apendizagem, Atuação pedagógica

Resumo

Este artigo objetiva analisar os desafios enfrentados pela Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem – EEAA na atuação em uma escola da rede pública, no contexto do Programa Escola em Casa-DF, implementado para atender as necessidades emergenciais decorrentes da pandemia da COVID-19. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada com base nos pressupostos teóricos da psicologia cultural-histórica mediante observações reflexivas, registro em diário de campo e dinâmicas conversacionais com a psicóloga e a pedagoga da equipe, atuantes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Concluímos que, embora ainda predomine uma educação conteudista, esta tem sido tensionada pela situação de distanciamento social, que requer integrar o ensino às tecnologias digitais. Em meio aos problemas decorrentes do ineditismo do momento vivido, a equipe se reinventou, desenvolvendo ações e relações pedagógicas de acolhimento, afetividade, criatividade e sociabilidade para dar suporte aos professores, alunos e famílias. Evidenciamos que a nova configuração de trabalho da equipe favoreceu deslocamentos simbólico-emocionais geradores de novas produções subjetivas na comunidade escolar que possibilitaram um clima emocional favorável à retomada das atividades pedagógicas num enfrentamento coletivo da nova realidade de trabalho, oportunizando um viés para retomada do debate sobre a interface tecnologia e educação e o papel social da escola.

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Biografia do Autor

Francisca Bonfim, Universidade de Brasília

Psicóloga, doutoranda em processos de desenvolvimento humano e saúde - Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília - UnB

Professora Dra. Maristela, Universidade de Brasília_UnB

Maristela Rossato, professora da Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação Psicologia do Desenvolvimento e Escolar. Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2009). ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-6457-9005     - email - maristelarossato@gmail.com

Profa Ma. Telma, Universidade de Brasília_UnB

Pedagoga pela Universidade Federal de Goiás, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Educação da UFG, Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (2017). Atualmente é estudante do Curso de Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar- Universidade de Brasília. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, atuante na Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem Anos Iniciais. 

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

BONFIM, F.; MARTINS ROSSATO, M. .; SILVA SANTANA LOPES, T. Desafios profissionais da equipe especializada de apoio à aprendizagem frente à pandemia da COVID-19. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1033–1053, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.3.61576. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/61576. Acesso em: 23 jul. 2024.