Pandemia e Ensino

a implantação do ensino remoto na Escola Estadual Antonio Gröhs, em Água Boa-MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.59202

Palavras-chave:

Pandemia, Ensino Remoto Emergencial, Ensino

Resumo

O presente artigo é o resultado da experiência de implantação do Ensino Remoto Emergencial na Escola Estadual Antonio Gröhs, em Água Boa-MT, durante a pandemia de COVID-19. O problema estruturador deste trabalho é: como professores e estudantes da Escola Estadual Antonio Gröhs têm enfrentado os desafios postos pela pandemia de COVID-19 no contexto do Ensino Remoto Emergencial? Para tanto, objetivou-se analisar os efeitos da pandemia no ensino ofertado pela escola em questão, a partir da experiência do ensino remoto. Assim, foram aplicados questionários ao corpo docente e discente para o levantamento de dados referentes ao uso de recursos tecnológicos, além de compreender a complexidade do comprometimento dos estudantes com a nova modalidade de ensino, bem como apresentar os desafios enfrentados por estudantes e professores no contexto desta pandemia. A metodologia utilizada teve como base um estudo quantitativo, efetuado por meio de questionários aplicados a professores e alunos. Este trabalho fundamenta-se em Arruda (2020), Freire (1996), Morán (2015), Moreira e Schlemmer (2020), Schneiders (2018) e também nos documentos normativos do MEC e da SEDUC-MT. Ao final do estudo, percebemos que, mesmo como alternativa viável no atual cenário pandêmico, o ensino presencial é imprescindível.

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Biografia do Autor

Jallys Martins Mendes, Escola Estadual Antonio Grohs

Especialista em Ensino de Filosofia -  UCAM. Licenciado em Filosofia - PUC Campinas. Foi aluno especial na disciplina Adorno, Teoria Crítica e Literatura: Debates sobre Estética e Política do Mestrado em Literatura Comparada da USP (2020). Atualmente é aluno especial da disciplina Pesquisa em Filsofia e ensino do Mestrado profissional em Filosofia da UERN. É professor efetivo da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso.

Referências

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Publicado

2021-06-24

Como Citar

MARTINS MENDES, J.; PEREIRA BARBOSA, M.; DA SILVA, M. J. . Pandemia e Ensino : a implantação do ensino remoto na Escola Estadual Antonio Gröhs, em Água Boa-MT. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 312–329, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.59202. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/59202. Acesso em: 22 jul. 2024.

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