Accountability educacional na era da covid-19 e além

um “novo normal” na educação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60165

Palavras-chave:

Accountability, Accountability educacional, Covid-19, Novo normal, Ensino remoto

Resumo

O artigo em tela objetiva compreender as interseções envolvendo a educação, a accountability e a tecnologização na conjuntura da Pandemia da COVID-19, tendo em vista que as políticas educacionais ditadas pelo Estado avaliador, ao buscar alternativas nas tecnologias de informação para superar este cenário, manifesta a aparência do que é o agora e antecipa o que está por vir, recodificando respostas públicas às crises e à formação de um suposto “novo normal”, como algo diverso da realidade anterior, uma sociabilidade marcada pelo controle e exclusão social. Para tanto, explora a accountability no campo educacional, mediante um estudo bibliográfico-documental, tendo o materialismo histórico-dialético como teoria do conhecimento, em diálogo com pensadores de outros campos teóricos. Percebe-se com a temática investigada, que o tecnocapitalismo, Accountability e COVID-19 criam uma tessitura favorável à mercantilização da educação, tendo o ensino remoto como fenômeno que impinge novas relações educacionais e profissionais.

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Biografia do Autor

Maria Rosângela, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Univeridade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Psicologia Social e Comunitária pela Faculdade de Tecnologia do Ceará (FATECE). Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Clarice Zientarski, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutorado em Educação pela UNOESC. Doutora em Educação e Professora efetiva do Departamento de Fundamentos da Educação na Universidade Federal do Ceará (UFC) no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Professora Adjunta atuando nos cursos de graduação na UFC. Pesquisadora da P´ós-Graduação em Educação Brasileira na Linha Trabalho e Educação da UFC. Orientadora dos cursos de Mestrado e Doutorado acadêmicos da UFC.

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

MENDONÇA MENEZES, H. C.; SOUZA, M.; ZIENTARSKI, C. Accountability educacional na era da covid-19 e além: um “novo normal” na educação?. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 662–681, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60165. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60165. Acesso em: 22 dez. 2024.