Sequência pedagógica para o ensino de Ciências: explorando a construção do conhecimento científico e as contribuições femininas no desenvolvimento da ciência
a pedagogical proposal to value women's contribution to scientific development
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.1.75478Palavras-chave:
Alfabetização científica, Mulheres cientistas, Sequência pedagógicaResumo
A escola é um espaço essencial para a Alfabetização Científica. Considerando a importância da ciência no cotidiano, é imprescindível reconhecer o papel das mulheres e suas contribuições para essa área. Nesse sentido, é importante que a escola participe da disseminação dessas informações, incentivando meninas e adolescentes no envolvimento com ciência. O presente relato apresenta uma sequência pedagógica para divulgação de contribuições científicas de mulheres que culminou numa exposição elaborada por estudantes dos 9ºs anos do Ensino Fundamental, sendo usada como fonte de estudo para os estudantes dos 4ºs anos. A realização dessa atividade, contribuiu para maior visibilidade do papel da mulher no desenvolvimento científico, além de trazer representatividade para crianças e jovens, inspirando-as a trilhar o caminho da ciência, mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser.
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