PESQUISA E LEITURA EM FOCO: UMA PROPOSTA DE MULTILETRAMENTOS VOLTADA PARA O ENSINO DE ORTOGRAFIA

Autores

  • Thais Nunes Xavier dos Santos UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.278-291

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumo

Este trabalho versa sobre o ensino de ortografia nas aulas de língua portuguesa, ancorado em uma proposta de multiletramentos. Uma vez observada a crescente dificuldade dos alunos em escrever de acordo com os padrões ortográficos da língua, tornou-se necessária a elaboração de uma proposta de ensino, baseada nos multiletramentos, que abordasse de forma clara, objetiva e prazerosa, o trabalho com a ortografia. Nossa proposta baseia-se em fundamentos teóricos sustentados pelos autores Rojo e Moura (2012), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), Morais (2010), acerca de estudos sobre letramento, multiletramentos, letramentos digitais e ensino de ortografia. É recorrente nas produções textuais dos alunos, independente do gênero em foco, muitos problemas oriundos de dificuldades ortográficas. As aulas de língua portuguesa, em sua maioria, apresentam aos alunos o sistema ortográfico e de escrita da língua, norteados por regras e normas da gramática normativa, baseadas em situações comunicativas artificiais e descontextualizadas, nas quais os alunos são inseridos de forma equivocada. A exemplo disso, os livros didáticos apresentam a seção referente aos aspectos fonéticos e fonológicos da língua relacionados à ortografia muito reduzida. O ato de escrever, produzir um texto só é possível porque o ser humano consegue se comunicar através da linguagem numa relação dialógica. Desta forma, a produção de texto do aluno tem uma intenção principal de que o outro leia o seu texto. Ou seja, o objetivo de quem escreve um texto é atingir um leitor, para que o outro o leia. Assim, é importante que o aluno desenvolva a consciência de que, ao escrever, o outro terá contato com o que escreveu, com seu texto, suas ideias e seu conhecimento sobre os recursos linguísticos necessários para que o texto faça sentido, numa relação coerente e coesiva. Uma vez que o texto expressa as mais variadas facetas do autor, é necessário que o indivíduo escreva de maneira que o seu leitor o compreenda. Dessa forma, o ensino da convenção ortográfica é relevante para que o aluno possa expressar-se dentro dos padrões formais da escrita, mediante situações comunicativas as quais lhe exigem um comportamento linguístico mais formal. Por este viés, uma proposta de multiletramentos pode ser uma opção eficaz para se ensinar a ortografia, atendo-se a outros aspectos linguísticos e culturais, além de regras ortográficas. Destinada a alunos de 8º ano do Ensino Fundamental, os quais podem apresentar em seu histórico escolar uma crescente dificuldade ortográfica, quando analisadas as suas produções textuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto; Secretaria de Educação do Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. vol. 2. Brasília, 1997.

DUDENEY, Gavin; HOCLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos Digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2016,

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2010.

ROJO, Roxane Helena R. MOURA, Eduardo. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SCHNEUWLY, B. DOLZ. J. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola.São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica 1999.

Downloads

Publicado

2018-04-28

Como Citar

SANTOS, T. N. X. dos. PESQUISA E LEITURA EM FOCO: UMA PROPOSTA DE MULTILETRAMENTOS VOLTADA PARA O ENSINO DE ORTOGRAFIA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 278–291, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.278-291. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41972. Acesso em: 5 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.