INTERDISCIPLINARIDADE, A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS, EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA.

Autores

  • Janine Cecília Gonçalves Peixoto ESEBA/UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.304-314

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumo

Os jogos pedagógicos para o Ensino Fundamental são amplamente estudados e divulgados em pesquisas de muitos educadores. Sendo assim, de que modo os jogos didático-pedagógicos interferem nos processos de aprendizagem e nas relações entre os participantes? Como as inter-relações entre as crianças podem se tornar menos competitivas e mais colaborativas, contribuindo para uma sociedade mais humanizada, inclusiva? Por um lado, os jogos ampliam a capacidade do raciocínio lógico no desenvolvimento infantil, por outro pode se tornar uma concorrência nas questões de relações humanas e cooperativas dentro do espaço da sala de aula. Assim, os jogos podem ter características facilitadoras no que tange à interação entre as pessoas, nas relações humanas, nos conhecimentos, saberes e experiências, características relacionadas à uma perspectiva sócio interacionista, segundo Vygotsky. Consideramos que os jogos pedagógicos e didáticos, promovem a construção do pensamento, auxilia a criança no desenvolvimento linguístico, na escrita e no raciocínio lógico-matemático. Jogar, em sala de aula, amplia a aprendizagem, auxilia o professor no processo educativo, favorece as relações interpessoais: professor/aluno - aluno/aluno - professor/aluno/contexto social, e promove a inclusão pois todos auxiliam todos, independentemente das necessidades de cada um. Esse projeto, já em andamento, tem a intenção de aprofundar os estudos sobre os jogos didáticos pedagógicos, as maneiras e as possibilidades de aplicações em sala de aula, utilizando estratégias interdisciplinares de ensino, que permita, de forma lúdica e interativa, aprendizagens significativas. Articular diferentes disciplinas, contextualizar os conteúdos de forma interdisciplinar e favorecer um saber ampliado dos conhecimentos linguísticos, matemáticos, históricos, geográficos e científicos, alinhados ao planejamento do ano/série, são os principais objetivos deste projeto, desenvolvido na Escola de Educação Básica/Eseba, com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Deste modo, o projeto em andamento desenvolve ações de planejamento e organização dos jogos, aplicação e análise pedagógica, com a orientação da professora e autora do projeto e auxílio da bolsista do PROGRAD (Programa de Bolsas de Graduação). Esse projeto demonstra como a partir dos jogos obtemos informações significativas no que se refere às interações sociais, aprendizagem, trabalho interdisciplinar e registro pedagógico, contextualizam o conhecimento às crianças e permitem que o processo de inclusão aconteça.

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Referências

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Publicado

2018-04-28

Como Citar

PEIXOTO, J. C. G. INTERDISCIPLINARIDADE, A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS, EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 304–314, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.304-314. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41980. Acesso em: 5 nov. 2024.

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