A natureza da linguagem escrita nas perspectivas histórica e psicológica

algumas implicações pedagógicas

Autores

  • Anderson Borges Corrêa Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia - SME Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Marília.

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.2.52271

Palavras-chave:

Linguagem escrita, Signo gráfico, Anos iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

O objetivo deste artigo é apontar a escrita como uma modalidade de linguagem gráfica e autônoma, em relação à oralidade, e apresentar algumas implicações pedagógicas para a organização do processo de ensino e de aprendizagem da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, à luz da psicologia histórico-cultural. Para situar a questão abordada e ajudar na discussão, busca-se subsídios teóricos na perspectiva histórica da escrita, por compreender que ela fornece contribuições valiosas para o estudo do signo linguístico e ajuda a esclarecer a confusão – também apontada na psicologia histórico-cultural – em torno da relação supostamente unívoca entre os aspectos oral e escrito dos signos. Por meio de uma revisão conceitual sobre o signo e a escrita, considera-se que a escrita é desenvolvida tanto na história da humanidade quanto na história de cada criança por meio de um processo de apropriação cultural cujo princípio é o uso simbólico do aspecto gráfico para expressar, trazendo à tona a discussão da maneira como hoje se concebe a escrita e a considera como objeto de ensino e de aprendizagem no contexto escolar para favorecer o desenvolvimento cultural das crianças.

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Biografia do Autor

Anderson Borges Corrêa, Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia - SME Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Marília.

Professor de Informática Educativa na Rede Municipal de Educação de Uberlândia (SME). Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Marília. Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE).

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Publicado

2020-08-25

Como Citar

CORRÊA, A. B. A natureza da linguagem escrita nas perspectivas histórica e psicológica: algumas implicações pedagógicas. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 221–237, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.2.52271. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/52271. Acesso em: 23 jul. 2024.