Reflexões sobre o Inglês sem Fronteiras

Autores

  • Márcio Issamu Yamamoto Universidade Federal de Jataí-UFJ

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.45375

Palavras-chave:

Inglês sem Fronteiras, Ensino e Aprendizagem de Inglês, Formação de Professores

Resumo

Este relato de experiência busca descrever a condução do Programa Idiomas sem Fronteiras, especificamente o Inglês sem Fronteiras (ISF) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 2013 e 2014, no qual foram ministrados os níveis 2 a 5 de língua inglesa do MyEnglish Online (MEO), para estudantes da graduação e pós-graduação desta instituição. No programa ISF dessa instituição, os professores em formação eram discentes da graduação ou da pós-graduação em Letras Inglês ou Português-Inglês e as aulas foram ministradas nos campi Santa Mônica e Umuarama. Além da descrição do ISF e da plataforma do MEO, serão abordados princípios teórico-metodológicos que embasaram a prática pedagógica em sala de aulas dos professores em formação. Finalmente serão tecidas considerações sobre o impacto do IsF quanto à sua difusão na comunidade acadêmica e sua importância diante da internacionalização das universidades brasileiras.

 

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Biografia do Autor

Márcio Issamu Yamamoto, Universidade Federal de Jataí-UFJ

Professor Assistente de Língua Inglesa do Curso de Letras Inglês da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Jataí (UFJ); doutorando em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-graduação em Linguística/ILEEL, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

YAMAMOTO, M. I. Reflexões sobre o Inglês sem Fronteiras. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 319–330, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.2.45375. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/45375. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Programa Idiomas sem Fronteiras: internacionalização e formação docente