Percepções e usos de tecnologias digitais no ensino de inglês como L2 no NucLi IsF em Natal-RN

Autores

  • Janaina Weissheimer
  • Diêgo Cesar Leandro

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.42989

Palavras-chave:

tecnologia; ensino; NucLi

Resumo

Este artigo reporta um estudo de pequena escala, de natureza qualitativa, que teve como objetivos (a) investigar o uso de tecnologias digitais por professores de inglês em âmbito do IsFe (b) analisar as suas percepções no que diz respeito ao uso pedagógico de tecnologias digitais, especificamente no processo de ensino-aprendizagem de inglês como Segunda Língua (L2). Para tanto, 11professores de inglês em formação, bolsistas do Núcleo de Línguas (NucLi) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal-RN, integraram voluntariamente o estudo.Os participantes responderam a um questionário online contendo itens fechados (informações factuais e perfil do participante) e itens abertos (informações comportamentais e atitudinais acerca do uso pedagógico de tecnologias digitais). A análise das respostas subjetivas ao questionário mostra que os professores bolsistas do NucLi da UFRN mantêm uma postura comunicacional flexível quanto ao uso pedagógico de tecnologias digitais; que possuem um bom repertório de sites e aplicativos, e que os utilizam para complementar o conteúdo das lições e para manter contato com os aprendizes. Ademais, pode-se inferir que os participantes consideram cuidadosamente as ferramentas digitais que selecionam, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento de habilidades linguísticas pelos aprendizes, utilizando aplicativos de forma híbrida, i.e., combinando aulas presenciais e tarefas online.

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

WEISSHEIMER, J.; LEANDRO, D. C. Percepções e usos de tecnologias digitais no ensino de inglês como L2 no NucLi IsF em Natal-RN. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 186–203, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.2.42989. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/42989. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Programa Idiomas sem Fronteiras: internacionalização e formação docente