AÇÕES EDUCATIVAS PROPOSITORAS PARA O ENSINO DA CULTURA AFRICANA

Autores

  • Beloní Cacique Braga ESEBA/UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.10-20

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumo

A proposta deste texto é compartilhar as ações educativas realizadas pela pesquisadora com discentes e docentes representantes de diferentes instituições que têm em comum o interesse pela cultura africana. Trata-se de um relato de experiência cujas ações e vivências ocorreram entre 2015-2017 impulsionadas pela realização do projeto de Formação de Professores no país do Mali/ Ãfrica e que vem se expandindo também como processo formativo entre os educadores brasileiros. O projeto se justifica pela constante necessidade de discussão da temática da cultura africana e para a ampliação dos conhecimentos sobre o tema. Diante da lei 10.639/03 que abarca o ensino da história e cultura afrobrasileira e africana percebemos a necessidade de estratégias e recursos para os professores realizarem o ensino e para que a população de forma geral compreenda a importância deste povo na formação da nação. Sendo assim, por ter vivenciado como professora voluntária um projeto de formação de professores em Bamako, Mali, por três edições, 2015/2017, e por organizar um acervo pessoal de fotos, tecidos, objetos e materiais sobre a cultura africana acredito ser oportuno socializar os conhecimentos construídos enquanto professora aprendiz nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRAGA, Beloní Cacique. A pequena Alimatá. Uberlândia: Hebrom Editora. 2017.16p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. -- Brasília: MEC/SECADI, UFSCar, 2014. 144 p.; il.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana. Parecer CNE/CP3/2004, 10 de março de 2004.

BRASIL, Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Ministério da Educação. Ministério da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/DF, 2009.

FERNANDES, Direly. O que você sabe sobre a África: uma viagem pela história do continente e dos afro-brasileiros. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

GASSES, Stéphanie. Inclusão versus exclusão escolar. As estratégias de luta contra o analfabetismo no Mali. Disponível em < http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24065> acesso em 08 out 2017.

GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo-emancipatório. p.39-59.IN: Relações étnico-raciais e educação no Brasil. FONSECA, Marcus Vinícius; SILVA, Carolina Mostaro Neves da; FERNANDES, Alexandra Borges. Orgs. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011.

LIMA, Heloisa Pires. Histórias da Preta. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.

MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global.2006

MARIA, Luiza de. Eduquemos para a leitura e as crianças aprenderão a ler “sozinhas”. IN: ZACCUR, Edwiges. Alfabetização e letramento – o que muda quando muda o nome? Rio de Janeiro: Rovelle, 2011. págs 69-90.

Downloads

Publicado

2018-04-28

Como Citar

BRAGA, B. C. AÇÕES EDUCATIVAS PROPOSITORAS PARA O ENSINO DA CULTURA AFRICANA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 10–20, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.10-20. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41933. Acesso em: 22 jul. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.