AÇÕES EDUCATIVAS PROPOSITORAS PARA O ENSINO DA CULTURA AFRICANA

Autores

  • Beloní Cacique Braga ESEBA/UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.10-20

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumo

A proposta deste texto é compartilhar as ações educativas realizadas pela pesquisadora com discentes e docentes representantes de diferentes instituições que têm em comum o interesse pela cultura africana. Trata-se de um relato de experiência cujas ações e vivências ocorreram entre 2015-2017 impulsionadas pela realização do projeto de Formação de Professores no país do Mali/ Ãfrica e que vem se expandindo também como processo formativo entre os educadores brasileiros. O projeto se justifica pela constante necessidade de discussão da temática da cultura africana e para a ampliação dos conhecimentos sobre o tema. Diante da lei 10.639/03 que abarca o ensino da história e cultura afrobrasileira e africana percebemos a necessidade de estratégias e recursos para os professores realizarem o ensino e para que a população de forma geral compreenda a importância deste povo na formação da nação. Sendo assim, por ter vivenciado como professora voluntária um projeto de formação de professores em Bamako, Mali, por três edições, 2015/2017, e por organizar um acervo pessoal de fotos, tecidos, objetos e materiais sobre a cultura africana acredito ser oportuno socializar os conhecimentos construídos enquanto professora aprendiz nesse processo.

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Publicado

2018-04-28

Como Citar

BRAGA, B. C. AÇÕES EDUCATIVAS PROPOSITORAS PARA O ENSINO DA CULTURA AFRICANA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 10–20, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.10-20. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41933. Acesso em: 5 nov. 2024.

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