A EVASÃO ESCOLAR NA EJA

Autores

  • Ilza Paula Suares Santos Faculdade Cidade de Coromandel (FCC)

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.61-72

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumo

No Brasil a Educação de Jovens e Adultos (EJA) torna-se cada vez mais importante e transforma seu espaço de ocupação no cenário educacional oportunizando educação aos que não puderam concluir seus estudos no período regular. Esta pesquisa propõe investigar a evasão escolar bem como os indicadores que contribuem para a sua persistência na modalidade de ensino da EJA. A pesquisa deu ênfase a uma abordagem qualitativa, portanto foi possível perceber que o processo de escolarização da EJA não se restringe a apenas uma compensação da educação básica, mas à promoção da inclusão social, a inserção e qualificação deste aluno no mercado de trabalho, viabilizando demonstrar o princípio educativo e a ampliação de práticas de cidadania que contemplam o compromisso do conhecimento social e a inclusão de aprendizados que qualifiquem todos os alunos para a sociedade, garantindo-lhes oportunidades igualitárias de emprego e cidadania. Neste sentido ressaltamos que o aluno que frequenta a EJA adquire novos conhecimentos, possibilitando o desenvolvimento de suas potencialidades para tornarem-se sujeitos pensantes e críticos, com uma formação qualificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUINO, J. G. O mal-estar na escola contemporânea: erro e fracasso em questão. (Org.). In: AQUINO J. G. Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. 4. ed. São Paulo: Summus, 1997.

ARROYO, M. G. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L.; SOARES, L. (Orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FERREIRA, A. B. de H. Dicionário online de Português. São Paulo, SP, Saraiva 2016 Disponível em: ‹https://dicionariodoaurelio.com/evasao›. Acesso em 16 de maio de 2017.

BRASIL, Ministério Público do Estado do Espirito Santo. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2.ed. Espirito Santo: Vitória, 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn2.pdf> Acesso em: 18 maio 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Departamento. Secretária. Educação de jovens e adultos: parâmetros em ação. Brasília, DF,1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação de jovens e adultos: parâmetros em ação. Brasília, DF, 1999. DUK, C. Educar na diversidade: material de formação docente. Brasília: MEC, SEESP. 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/educarnadiversidade2006.pdf.>. Acesso em: 26 jun. 2017.

FORTUNATO, I. Educação de jovens e adultos. Sorocaba: REU, 2010.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2017. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. Disponível em: <http://www.clicrbs.com.br/pdf/11617839.pdf.>. Acesso em: 12 jun. 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Disponível em: <http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf.>. Acesso em: 12 jun. 2017.

FREIRE, P. Política e Educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 1997.

GADOTTI, M. Educação de Jovens e Adultos: um cenário possível para o Brasil. São Paulo: Paiva, 2017.

GUIMARÃES, M. T. C.; DUARTE, A. J. Educação de Jovens e Adultos (EJA): Escola e o Trabalho na Mediação entre o Presente e o Futuro. ANPE, Caxambu, MG. 2007. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT18-3968--Int.pdf>. Acesso em: 19 out. 2012.

MAGALHÃES, V. N. S. A evasão escolar de jovens e adultos. 2013. 41 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pedagogia, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

OLIVEIRA, I. B. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Curitiba: UFPR., 2007.

SOARES, L. J. G. As políticas de EJA e as necessidades de aprendizagem dos jovens e adultos. In: RIBEIRO, Vera Masagão (org). Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. Campinas: Mercado das Letras, 2001

Downloads

Publicado

2018-04-28

Como Citar

SANTOS, I. P. S. A EVASÃO ESCOLAR NA EJA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 61–72, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.61-72. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41925. Acesso em: 22 nov. 2024.