A EVASÃO ESCOLAR NA EJA
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.61-72Palavras-chave:
Educação, Formação Docente, Prática DocenteResumo
No Brasil a Educação de Jovens e Adultos (EJA) torna-se cada vez mais importante e transforma seu espaço de ocupação no cenário educacional oportunizando educação aos que não puderam concluir seus estudos no período regular. Esta pesquisa propõe investigar a evasão escolar bem como os indicadores que contribuem para a sua persistência na modalidade de ensino da EJA. A pesquisa deu ênfase a uma abordagem qualitativa, portanto foi possível perceber que o processo de escolarização da EJA não se restringe a apenas uma compensação da educação básica, mas à promoção da inclusão social, a inserção e qualificação deste aluno no mercado de trabalho, viabilizando demonstrar o princípio educativo e a ampliação de práticas de cidadania que contemplam o compromisso do conhecimento social e a inclusão de aprendizados que qualifiquem todos os alunos para a sociedade, garantindo-lhes oportunidades igualitárias de emprego e cidadania. Neste sentido ressaltamos que o aluno que frequenta a EJA adquire novos conhecimentos, possibilitando o desenvolvimento de suas potencialidades para tornarem-se sujeitos pensantes e críticos, com uma formação qualificada.Downloads
Referências
AQUINO, J. G. O mal-estar na escola contemporânea: erro e fracasso em questão. (Org.). In: AQUINO J. G. Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. 4. ed. São Paulo: Summus, 1997.
ARROYO, M. G. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L.; SOARES, L. (Orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FERREIRA, A. B. de H. Dicionário online de Português. São Paulo, SP, Saraiva 2016 Disponível em: ‹https://dicionariodoaurelio.com/evasao›. Acesso em 16 de maio de 2017.
BRASIL, Ministério Público do Estado do Espirito Santo. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2.ed. Espirito Santo: Vitória, 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn2.pdf> Acesso em: 18 maio 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Departamento. Secretária. Educação de jovens e adultos: parâmetros em ação. Brasília, DF,1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Educação de jovens e adultos: parâmetros em ação. Brasília, DF, 1999. DUK, C. Educar na diversidade: material de formação docente. Brasília: MEC, SEESP. 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/educarnadiversidade2006.pdf.>. Acesso em: 26 jun. 2017.
FORTUNATO, I. Educação de jovens e adultos. Sorocaba: REU, 2010.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2017. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. Disponível em: <http://www.clicrbs.com.br/pdf/11617839.pdf.>. Acesso em: 12 jun. 2017.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Disponível em: <http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf.>. Acesso em: 12 jun. 2017.
FREIRE, P. Política e Educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 1997.
GADOTTI, M. Educação de Jovens e Adultos: um cenário possível para o Brasil. São Paulo: Paiva, 2017.
GUIMARÃES, M. T. C.; DUARTE, A. J. Educação de Jovens e Adultos (EJA): Escola e o Trabalho na Mediação entre o Presente e o Futuro. ANPE, Caxambu, MG. 2007. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT18-3968--Int.pdf>. Acesso em: 19 out. 2012.
MAGALHÃES, V. N. S. A evasão escolar de jovens e adultos. 2013. 41 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pedagogia, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
OLIVEIRA, I. B. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Curitiba: UFPR., 2007.
SOARES, L. J. G. As políticas de EJA e as necessidades de aprendizagem dos jovens e adultos. In: RIBEIRO, Vera Masagão (org). Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. Campinas: Mercado das Letras, 2001
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.