A EVASÃO ESCOLAR NA EJA

Autores

  • Ilza Paula Suares Santos Faculdade Cidade de Coromandel (FCC)

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.61-72

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumo

No Brasil a Educação de Jovens e Adultos (EJA) torna-se cada vez mais importante e transforma seu espaço de ocupação no cenário educacional oportunizando educação aos que não puderam concluir seus estudos no período regular. Esta pesquisa propõe investigar a evasão escolar bem como os indicadores que contribuem para a sua persistência na modalidade de ensino da EJA. A pesquisa deu ênfase a uma abordagem qualitativa, portanto foi possível perceber que o processo de escolarização da EJA não se restringe a apenas uma compensação da educação básica, mas à promoção da inclusão social, a inserção e qualificação deste aluno no mercado de trabalho, viabilizando demonstrar o princípio educativo e a ampliação de práticas de cidadania que contemplam o compromisso do conhecimento social e a inclusão de aprendizados que qualifiquem todos os alunos para a sociedade, garantindo-lhes oportunidades igualitárias de emprego e cidadania. Neste sentido ressaltamos que o aluno que frequenta a EJA adquire novos conhecimentos, possibilitando o desenvolvimento de suas potencialidades para tornarem-se sujeitos pensantes e críticos, com uma formação qualificada.

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Publicado

2018-04-28

Como Citar

SANTOS, I. P. S. A EVASÃO ESCOLAR NA EJA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 61–72, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.61-72. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41925. Acesso em: 4 nov. 2024.

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