OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO E AS PRÁTICAS DE REGISTROS DOCENTES: PERCURSOS DE ANÁLISE, REFLEXÃO E MATERIALIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Autores

  • Clarice Carolina Ortiz de Camargo ESEBA/UFU
  • Olenir Maria Mendes FACED/UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2016aXIII.n.25.197-215

Palavras-chave:

Avaliação Formativa, Métodos de Avaliação, Registros.

Resumo

Este texto é resultado de discussões ocorridas nos encontros do Grupo de Estudos da Alfabetização Inicial acerca do material apresentado na Unidade 8, Anos 1, 2 e 3 dos Cadernos de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; bem como de estudos desenvolvidos no âmbito da Pós-graduação, Mestrado em Educação, resultantes da nossa dissertação de mestrado, finalizada no ano de 2014. O presente artigo ancora-se na abordagem da Avaliação Formativa como campo teórico, e a compreende como práticas promotoras das aprendizagens de estudantes, dos professores e o desenvolvimento da escola. Nesse sentido, temos como objetivo traçar uma análise reflexiva sobre a importância do planejamento, da organização do trabalho docente e dos métodos de avaliação e registros como prática avaliativa formativa.

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Publicado

2017-08-23

Como Citar

DE CAMARGO, C. C. O.; MENDES, O. M. OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO E AS PRÁTICAS DE REGISTROS DOCENTES: PERCURSOS DE ANÁLISE, REFLEXÃO E MATERIALIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 197–215, 2017. DOI: 10.14393/OT2016aXIII.n.25.197-215. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/37084. Acesso em: 5 nov. 2024.