Uma proposta para a produção de material didático de Língua Portuguesa com base no Letramento Visual para alunos surdos
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v32n2a2016-10Palavras-chave:
Produção de material, Práticas pedagógicas, Letramento visual, SurdezResumo
O presente artigo apresenta uma proposta de oficina de produção de material didático com base no Letramento Visual para alunos surdos, que, por apreenderem o mundo principalmente pela visão, precisam de uma metodologia que leve em consideração sua experiência visual. Além disso, recursos visuais, como slides, desenhos, história em quadrinho, vídeos e gráficos, são muitas vezes usados por professores de modo incipiente e sem constituir práticas reais de Letramento Visual, que supõem a análise crítica a partir de imagens. Nesta proposta, a oficina caracteriza-se como produto de uma pesquisa-ação, que, por sua vez, se delineia como uma pesquisa social comprometida em contribuir para solucionar problemas de ordem prática, considerados relevantes. A oficina foi construída a partir dos resultados levantados por meio de análise de dados obtidos com observação, notas de campo e respostas a um questionário semiestruturado aplicado com duas professoras de Língua Portuguesa de uma escola pública da cidade de Ipiaú/BA. Os resultados dessa intervenção apontam que as professoras buscam realizar práticas pedagógicas diferenciadas, na tentativa de atender ao aluno surdo em sua experiência visual de mundo. Evidenciou-se, ainda, que a oficina minorou as dificuldades de as professoras produzirem material didático mais imagético e despertou, nos alunos, mais interesse e maior participação nas aulas de Língua Portuguesa. O referencial teórico que embasa este trabalho está fundamentado em Santaella (2012), Ferraz (2012), Oliveira (2006), Lebedeff (2010) e outros autores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.