"Rosa de Hiroshima"
Do poema à canção
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v39-2023-38Palavras-chave:
Rosa de Hiroshima, Vinicius de Moraes, Secos & Molhados, Musicalização de poesia, Poesia brasileiraResumo
O presente estudo visa analisar o processo de musicalização do poema “Rosa de Hiroshima”, identificando elementos que o envolvem enquanto poema e enquanto canção. Por meio de uma pesquisa de caráter bibliográfico, comparativo e qualitativo, realiza-se, primeiramente, uma breve discussão sobre as especificidades destes gêneros, seguida de uma análise do poema escrito por Vinicius de Moraes em 1946, publicado na Antologia Poética de 1954, e da musicalização feita por Gerson Conrad, integrante de Secos & Molhados à época, por meio da gravação do álbum de estreia da banda, em 1973, e da performance realizada no marcante show do Maracanãzinho, em 1974. Deste modo, é possível trazer considerações sobre a análise da obra nestes dois gêneros distintos, refletindo sobre as peculiaridades de cada um por meio do trabalho de grandes artistas do cenário nacional.
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