Roteiro de leitura aplicado no Ensino Médio
“A cartomante”, de Machado de Assis, em três cliques
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-26Palavras-chave:
Ensino, Leitura, Língua, Literatura, Roteiro de leituraResumo
O presente artigo expõe a aplicação de uma proposta de leitura realizada no Ensino Médio de uma escola do Vale dos Sinos (RS). Defende que ensinar a ler e a compreender o texto literário, levando em consideração a complexidade da língua em uso, é assumir o compromisso de fomentar no aluno a possibilidade de ser proficiente na própria língua. Para tanto, explora a indissociabilidade entre língua e literatura no ensino de Língua Portuguesa; reflete sobre a aplicabilidade de estratégias de leitura e apresenta uma proposta de leitura do conto “A cartomante”, de Machado de Assis, em diferentes níveis: introdução à recepção do texto, leitura compreensiva, leitura analítica, leitura interpretativa e transferência e aplicação da leitura. Constata-se que propostas que se fundamentam em estratégias de leitura e na articulação do ensino da língua e da literatura tendem a ser mais significativas para a formação de leitores autônomos e proficientes.
Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Todavia, 1995. v. 3, p. 235-263.
FATORELLI, Antonio. Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.
FINATTO, Maria José Bocorny et al. Leitura: um guia sobre teoria(s) e prática(s). Porto Alegre: Editora Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2015.
GALVÃO, Camila. 6 coisas estranhas que já foram usadas para prever o futuro. MEGA curioso, 27 dez. 2017. Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/bizarro/101406-6-coisas-estranhas-que-ja-foram-usadas-para-prever-o-futuro.htm. Acesso em: 12 jan. 2024.
GIROTTO, Cyntia Graziella G. S.; SOUZA, Renata Junqueira. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, Renata J. et al. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 45-114.
ISER, Wolfgang. A interação do texto com o leitor. In: JAUSS, Hans Robert. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 83-132.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
LEFFA, Vilson José. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra, 1996.
SARAIVA, Juracy Assmann. Narrativa literária: aspectos composicionais e significação. In: SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 51-61.
SARAIVA, Juracy Assmann. A indissociabilidade entre língua e literatura no ensino fundamental: uma metodologia integradora. In: SARAIVA, Juracy Assmann; MÜGGE, Ernani. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 45-51.
SARAIVA, Juracy Assmann; MÜGGE, Ernani; KASPARI, Tatiane (org.). Texto literário: resposta ao desafio da formação de leitores. São Leopoldo: Oikos, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Amanda Santos da Silveira Fernandes, Ana Cândida Santos de Carvalho, Juracy Assmann Saraiva (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.