Roteiro de leitura aplicado no Ensino Médio

“A cartomante”, de Machado de Assis, em três cliques

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-26

Palavras-chave:

Ensino, Leitura, Língua, Literatura, Roteiro de leitura

Resumo

O presente artigo expõe a aplicação de uma proposta de leitura realizada no Ensino Médio de uma escola do Vale dos Sinos (RS). Defende que ensinar a ler e a compreender o texto literário, levando em consideração a complexidade da língua em uso, é assumir o compromisso de fomentar no aluno a possibilidade de ser proficiente na própria língua. Para tanto, explora a indissociabilidade entre língua e literatura no ensino de Língua Portuguesa; reflete sobre a aplicabilidade de estratégias de leitura e apresenta uma proposta de leitura do conto “A cartomante”, de Machado de Assis, em diferentes níveis: introdução à recepção do texto, leitura compreensiva, leitura analítica, leitura interpretativa e transferência e aplicação da leitura. Constata-se que propostas que se fundamentam em estratégias de leitura e na articulação do ensino da língua e da literatura tendem a ser mais significativas para a formação de leitores autônomos e proficientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Santos da Silveira Fernandes, Universidade Feevale

Pesquisadora e bolsista CAPES na Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação em Processos a Manifestações Culturais; Mestre também no PPG em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale; Atua nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura e Narratologia; Seus estudos voltam-se para as áreas de Cultura, Literatura e Narratologia.  E-mail: aamandassf@gmail.com

Ana Cândida Santos de Carvalho, Universidade Feevale

Professora na Escola de Aplicação Feevale; Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale;  Atua nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura; Seus interesses voltam-se a estudos da língua, da literatura, do cinema e das diversas manifestações culturais. E-mail: anacandidadecarvalho@gmail.com

Juracy Assmann Saraiva, Universidade Feevale

É professora e pesquisadora na Universidade Feevale; Doutora em Teoria Literária pela Pontifíca Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Professora convidada no Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Nível 2, do CNPq; Líder do Grupo de Pesquisa Ficção de Machado de Assis: Sistema Poético e Contexto; Participa do grupo Linguagens e Manifestações Culturais na Universidade Feevale. Entre suas publicações, constam "O circuito das memórias" (2009), obra sobre Machado de Assis, editada pela Edusp e Nankin, "Palavras, brinquedos e brincadeiras: cultura oral na escola" (2011), proposta de exploração da tradição cultural da oralidade nas séries iniciais do ensino fundamental, editado pela Artmed e "Texto Literário: Resposta ao desafio da formação de leitores" (2017), organizado juntamente com Ernani Mügge e Tatiane Kaspari, que se voltam para a leitura de textos literários no ensino básico. Tem publicado mais de 120 artigos, voltados para suas temáticas de pesquisa, em periódicos nacionais e internacionais, sendo orientadora de dissertações e de teses.Suas pesquisas na área de Letras concentram-se na obra de Machado de Assis, na leitura e na metodologia do ensino de literatura. E-mail: juracy@feevale.br

Referências

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Todavia, 1995. v. 3, p. 235-263.

FATORELLI, Antonio. Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.

FINATTO, Maria José Bocorny et al. Leitura: um guia sobre teoria(s) e prática(s). Porto Alegre: Editora Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2015.

GALVÃO, Camila. 6 coisas estranhas que já foram usadas para prever o futuro. MEGA curioso, 27 dez. 2017. Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/bizarro/101406-6-coisas-estranhas-que-ja-foram-usadas-para-prever-o-futuro.htm. Acesso em: 12 jan. 2024.

GIROTTO, Cyntia Graziella G. S.; SOUZA, Renata Junqueira. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, Renata J. et al. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 45-114.

ISER, Wolfgang. A interação do texto com o leitor. In: JAUSS, Hans Robert. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 83-132.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

LEFFA, Vilson José. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra, 1996.

SARAIVA, Juracy Assmann. Narrativa literária: aspectos composicionais e significação. In: SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 51-61.

SARAIVA, Juracy Assmann. A indissociabilidade entre língua e literatura no ensino fundamental: uma metodologia integradora. In: SARAIVA, Juracy Assmann; MÜGGE, Ernani. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 45-51.

SARAIVA, Juracy Assmann; MÜGGE, Ernani; KASPARI, Tatiane (org.). Texto literário: resposta ao desafio da formação de leitores. São Leopoldo: Oikos, 2017.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

FERNANDES, A. S. da S.; CARVALHO, A. C. S. de; SARAIVA, J. A. Roteiro de leitura aplicado no Ensino Médio: “A cartomante”, de Machado de Assis, em três cliques. Letras & Letras, Uberlândia, v. 40, n. único, p. e4026 | p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/LL63-v40-2024-26. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/72314. Acesso em: 4 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.